domingo, 8 de agosto de 2010

Vilarinho da Furna, Aguieira e Calcedónia a arder

Segundo os dados da Autoridade Nacional da Protecção Civil obtidos às 13:36, registam-se três incêndios florestais na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês nomeadamente em Vilarinho da Furna, Aguieira e Calcedónia.

O incêndio em Vilarinho da Furna teve início no dia 7 de Agosto sendo registado pelas 15:48. Pelas 17:00 era accionado um helicóptero Kamov e pelas 18:46 era accionado o Grupo de Análise e Uso do Fogo (GAUF04). Pelas 22:11 o incêndio registava 3 frentes activas. O Comandante das Operações de Socorro (COS) Bombeiro 3ª do Corpo de Bombeiros Terras do Bouro chegava ao local pelas 1:58 do dia 8 de Agosto.

Pelas 5:20 o incêndio permanecia com 2 frentes activas. Às 10:01 chegava ao local o Comandante Operações Socorro: Adjunto de Operações Distrital (ADOD) de Braga e às 10:38 eram accionados dois aviões pesados Canadair. Pelas 12:42 o incêncio permanecia com 2 frentes activas.

O incêncio em Aguieira foi detectado pelas 22:23 do dia 7 de Agosto e pelas 0:08 do dia 8 estava com 2 frentes activas. Às 0:30 chegava ao local o Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF 3 Lisboa) com o Comandante das Operações de Socorro (COS) Comandante do Corpo de Bombeiros de Arcos de Valdevez a chegar pelas 0:38. Pelas 1:13 permaneciam activas 2 frentes. Às 2:15 chegava ao local o vereador da protecção civil e às 2:20 uma Técnica do Gabinete Técnico Florestal. As duas frentes continuavam activas às 3:37. Pelas 3:50 chegava um Veículo de Comando e Comunicações (VCOC) da Força Especial de Bombeiros (FEB) e às 4:44 era estabelecido o Posto de Comando Operacional (PCO) em Aguieira. Pelas 7:17 chegava o Grupo de Reforço para Combate a Incêndio Florestais (GRIF1) do Porto e às 11:40 chegava o Adjunto de Operações Distrital (ADOD) de Lisboa, Técnica do Gabinete Técnico Florestal (GTF) e Vereador de Arcos de Valdevez.

Pelas 13:30 o incêndio continuava com 2 frentes activas.

O incêndio na Calcedónia foi detectado às 2:00 do dia 8 de Agosto com o Comandante das Operações de Socorro (COS) Bombeiro de 1ª do Corpo de Bombeiros Terras de Bouro a chegar às 3:32 quando o incêndio tinha 3 frentes activas. Às 8:04 era accionado um helicóptero Kamov e às 10:04 o incêndio continuava com 3 frentes activas e a ser combatido com material sapador. Nesta altura, tal como às 13:29, há registo de que o incêndio está a evoluir favoravelmente com 3 frentes activas.

Desde as 0:00 do dia 8 de Agosto foram registados 240 incêndios neste país!!!!!!!

Sobre o incêndio em Vilarinho da Furna surge esta notícia do PÚBLICO - Fogo que lavra em Vilarinho das Furnas não atingiu Parque Nacional da Peneda Gerês - e ainda esta no Diário de Notícias - Incêndios: Fogo que lavra em Vilarinho das Furnas não atingiu Parque Nacional, garante diretor.

Fotografia @ Arquivo Reuters

2 comentários:

agostinho costa disse...

Curioso. Julgava que aquela zona de Vilarinho das Furnas estava dentro do Parque. Pelos vistos, quando se trata de fazer propaganda, o Parque não tem vergonha de dizer que a zona da aldeia submersa é parte integrante do mesmo. Já quando há incêndios é mais conveniente dizer que as zonas afectadas não estão incluídas no Parque. A isto se chama sacudir a água do capote. A isto se chama ocultação da notória negligência e abandono a que o Parque tem sido votado nos últimos anos. Há demasiados paradoxos na gestão do Parque, não há organização objectiva, não se vêem meios no terreno. Tudo parece deixado ao cuidado da besta humana.
Obrigado, Rui. O teu abnegado interesse pela causa ambiental é de louvar num país povoado por inúmeros imbecis. São esses que estão a envenenar o futuro dos seus próprios filhos.
Ao ver este flagelo de todos os verões, como se de um qualquer espectáculo se tratasse, sinto muitas vezes vergonha de ser português.
Um abraço para ti, continua a denunciar, continua a mostrar a decadência de um povo que teima em comprometer o seu futuro. Um país é aquilo que um povo faz por ele, e não o contrário.

Agostinho Costa
Vila Nova de Famalicão

Rui C. Barbosa disse...

Obrigado pelo comentário Agostinho.

De facto, a aldeia de Vilarinho da Furna está fora dos limites do PNPG, apesar da albufeira da barragem ser regulamentada pelo POPNPG. No entanto, uma parte dos terrenos que em tempos pertenceram à aldeia estão dentro da área do parque nacional. A zona ardida está fora do parque (pelo menos aquilo que eu vi, mas não sei se a esta hora - 23:17 8/Ago - se o fogo terá evoluído noutro sentido.