segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Actualização dos incêndios no PNPG (III)

Actualização às 00:00 (dia 10 de Agosto) - pelas 21:00 (dia 9 de Agosto) foi accionado uma equipa do Gauf - Grupo da Análise e Uso do Fogo. O incêndio encontrava-se com uma frente activa pelas 23:10.

Notícia PÚBLICO - Incêndios têm poupado áreas protegidas

Com o helicóptero Kamov a regressar à sua base em Palmeira, Braga, pelas 20:42, está terminado mais um dia de combate intenso ao incêndio que insiste em lavrar agora no interior do Parque Nacional da Peneda-Gerês ameaçando a Mata do Cabril.

A situação às 19:29 era a de incêndio com uma frente activa e dois aviões bombardeiros pesados Canadair espanhóis a actuar no local. Com o chegar da noite estes meios aéreos, tal como aconteceu com o Kamov, terão de regressar às suas bases.

Ao longo da tarde ocorreram os seguintes desenvolvimentos: pelas 13:56 o incêndio encontrava-se com 2 frentes activas.  Às 15:05 encontrava-se no local um Engenheiro do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade e um Engenheiro do Serviço Municipal da Protecção Civil. Pelas 15:06 o incêndio encontrava-se com somente uma frente activa e o helicóptero Kamov era accionado às 15:11. Às 15:50 chegavam ao local dois aviões Canadair de Espanha.

O Governador Civil, o Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro e o Director do Parque Nacional Peneda Gerês abandonavam o local às 17:41.

As imagens desta entrada no blogue foram obtidas pelas 15:00 e facilmente se pode constatar a frente de fogo activa no Vale de Vilarinho da Furna e a frente de fogo a caminho da Louriça / Muro (as imagens estão em baixa resolução, mas posso enviar na máxima resolução a quem solicitar).

Também nas fotografias se constata a verdadeira extensão desta tragédia com uma área queimada que se inicia junro ao Rio Homem já depois da Barragem de Vilarinho da Furna e que depois passa a estrada entre S. João do Campo e Brufe serra a cima, passando ao lado do caixote de cobragem de entrada na propriedade privada dos habitantes de Vilarinho da Furna. Após esta zona, o fogo consumiu a serra desde margem direita do Rio Homem até aos pincaros serranos e daqui até perto das antenas do Muro (Louriça), escapando uma zona verde junto da aldeia submersa.

Na altura em que estas fotografias foram obtidas ainda se encontrava encerrada a estrada acima referida, mas vários carros ignoraram o sinal de trânsito proibido e dirigiram-se quer para Brufe que para as praias fluviais de Vilarinho (sem pagar qualquer entrada).

























Fotografias © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Mundo da Alma disse...

Como é possível tantos incêndios, por negligência estúpida, e já nem digo por maldade ou interesse.Mais de 90% são de origem humana?????????Não concordo!Que humano podería fazer isso??????

Miséria das misérias ver a serra ser arrasada desta maneira. Vi o director do parque dizer que não era nada de grave...apenas serra ardida...apenas... serra... ardida. Que estavam todos os meios disponíveis. E assim ficamos mais descansados???Claro que não.Difiçil acesso, fumo intenso a impedir o trabalho dos aviões...tudo sobre controlo...dizia.Quem sente a serra verdadeiramente, não desaproveitaria a oportunidade para se indignar e lamentar e berrar por mais meios. No seu olhar não vi nada a não a tentativa fútil de passar uma imagem de "tudo sobre controlo".O povo que se una, pois estes políticos não passam apenas disso...Se nos deixassem seguramente reuníamos um grupo voluntário para ajudar a combater este flagelo.

Eu lamento...

Abraço Rui.