domingo, 22 de agosto de 2010

Actualização dos incêndios no PNPG (LVI)

Na esperança que uma mudança nas condições atmosféricas ponham um ponto final na vergonha do incêndio da Mata do Cabril, o dia 22 de Agosto registou vários desenvolvimentos neste verdadeiro fenómeno que já se prolonga há tempo demais.

Os desenvolvimentos relatados pela ANPC confirmam as testemunhas visuais da evolução do incêndio na direcção da albufeira do Lindoso e da presença de nuvens de fumo negro que se elevam do vale, sinal de existem focos de incêndio ainda bastante activos.

A stuação operacional às 23:55:

- Incêndio da Mata do Cabril: pelas 9:40 assumia as operações o COS - Comandante Operações Socorro: Comandante Corpo de Bombeiros de Ponte Barca, mantendo-se os trabalhos de consolidação do rescaldo e de extinção de pequenos focos de incêndio no interior da área já queimada. Durante o período da manhã foi feito um reconhecimento e avaliação da situação com recurso a um helicóptero. Pelas 14:02 era accionado helicóptero bombardeiro pesado Kamov e às 15:14 assumia o comando o COS - Comandante Operações Socorro: Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Viana do Castelo. Às 19:30 era informado que "Durante o dia foi feita uma faixa de contenção com uma máquina de rastos no perimetro do incêndio. Continuaram as operações de extinção de alguns focos de incêndio dispersos no interior da área queimada." Mantém-se assim o mistério da utilização de uma máquina de rastos no interior daquele vale encaixado tal como já havia acontecido anteriormente...

Fotografia © Rui C. Barbosa

Sem comentários: