segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Actualização dos incêndios no PNPG (XLI)

Enquanto que a informação sobre a gravidade do incêndio de Mezio/Travanca nos é escondida com um seco "Incêndio com várias frentes activas" pelas 18:45, a Rádio Renascença revela (Há 48 incêndios activos no país) que este incêndio está com 6 frentes activas!

Entretanto, e para encher a vista ao povo, alguns deputados socialistas reuniram-se com o Governador Civil de Braga e no final da reunião chegaram á brilhante conclusão de que se estão perante suspeitas de «mão criminosa» na origem do incêndio da Calcedónia (Notívia TSF - Suspeitas de incêndio em Calcedónia apontam para «mão criminosa»). Enquanto que esta gente tratar as gentes da Peneda-Gerês e todos os portugueses como se fossem um bando de ignorantes, teremos incêndios todos os anos, pois a este gente só lhes interessa o show-off dos números, das estatísticas e o espectaculo dos meios de combate no terreno para combater os fogos que eles próprios atearam.

Situação operacional às 19:15:

- Incêndio do Mezio/Travanca: pelas 18:45 o incêndio continuava com várias frentes activas.

- Incêndio de Fafião: pelas 18:45 o incêndio continuava com uma frente activa.

Fotografia © Rui C. Barbosa

6 comentários:

Espaço S.Bento disse...

Boas, Rui, a já bastante tempo que visito o teu blog, tens informação fantastica sobre o Geres, e sobretudo Carris, os meus parabens.
Estas a pensar ir quando ver a mata do cabril, eu tinha uma expedição Botanica pessoal, marcada para a mata agora no final de agosto, mas estou com bastantes duvidas do cenario que vou encontrar, nunca lá estive e tinha mesmo que ser o ano que la ia para acontecer este incendio, tambem se fosse possivel gostava que me indica-se qual o melhor caminho desde a portela do homem, é que costumo fazer o caminho a pé desde a vila do geres até a portela, no ano passado estive no planalto da mourela, pitões, e fizemos a viagem a pé desde montalegre até pitoes, e em seguida volta-mos para tráz em direcção a vila do geres sempre a pé, pois costumo ir até onde existem trasportes publicos.Já estive a dois anos em Carris, e este ano ia conhecer a mata do cabril

MeiaSola disse...

7 dias não será demasiado???
Onde pára a "prevenção" do parque???

Rui C. Barbosa disse...

Certamente que irei visitar a Mata do Cabril, mas prefiro esperar mais uma ou duas semanas de forma a que a situação acalme.

O acesso á Mata do Cabril poderá ser feito por várias zonas: pelo Vale do Rio Cabril seguindo o trilho a partir da antiga estrada nacional, pela fronteira da Madalena ou pelo Ramisquedo a partir da Portela do Homem.

De qualquer das formas a ideia será ver a mata a partir do exterior e não entrando nela.

Rui C. Barbosa disse...

Sim, sete dias parece-me demasiado... certamente os políticas dirão que não...

Joao Dias disse...

Viva,
Noticias recentes,(TSF,18.30h)dão conta que se teme que o incêndio do Soajo atinja brevemente o coração da mata do Ramiscal.E passo a citar a jornalista"teme-se que o incêndio de Travanca,Soajo venha a atingir nas próximas horas o Ramiscal,jóia do Parque Nacional,e um dos últimos redutos de várias espécies protegidas".

Pois Rui, eu vem te dizia que não demoraria muito a atingir este lugar e se o atingir acabará com o resto que ficou depois de 2006.


Se houver possibilidade gostaria de vos acompanhar à mata do Cabril.....
Abraço,
João Dias

Espaço S.Bento disse...

sabem mais noticias sobre o Ramiscal?