segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Actualização dos incêndios no PNPG (XL) - Incêndio ameaça vezeira de Fafião

Numa informação em exclusivo dos blogues Carris e MonteAcima, sabemos que o incêndio que lavra perto da aldeia de Fafião ameaça a vezeira que se encontra em Rocalva. O fogo, que lavra desde a passada Sexta-feira, já consumiu a zona de Bicos Altos e Pradolã, encontrando-se incontrolável em zonas de difícil acesso. Não havendo a presença de meios aéreos, o incêndio é combatido por material sapador.

Com o gado na serra a população da pequena aldeia serrana vê uma séria ameaça à sua vezeira e poderá levar a cabo uma recolha de emergência das inumeras cabeças de gado que se encontram nos prados serranos.

Entretanto, um fugacho que se desenvolvia na margem direita da albufeira da Barragem de Salamonde perto da estrada de acesso a Fafião foi rapidamente controlado e eliminado por uma equipa de bombeiros de Salto.

As imagens nesta entrada foram obtidas desde a estrada nacional Braga - Chaves perto da freguesia de Louredo da Ribeira.

- Incêndio do Mezio/Travanca: pelas 16:15 o incêndio continuava com várias frentes activas.

- Incêndio de Fafião: pelas 16:15 o incêndio continuava com uma frente activa.

Segundo informações da ADERE Peneda-Gerês, o Parque de Campismo do Vidoeiro já reabriu ao público após ter sido fechado por razões de segurança. Até se verificarem condições climatéricas menos favoráveis a ocorrência de incêndios florestais, será totalmente proibido realizar fogueiras para recreio, lazer ou para confecção de alimentos no interior do referido Parque de Campismo. O Parque de Campismo da Travanca, sito em Cabana Maior, concelho de Arcos de Valdevez, continuará encerrado, por motivos de segurança. Mal as condições de segurança sejam restabelecidas, proceder-se-à a reabertura do mesmo.

Notícia PÚBLICO - Norte e Centro são as regiões mais afectadas.












Fugacho na margem direita da Barragem de Salamonde


Fotografia © Rui C. Barbosa

Sem comentários: