quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Actualização dos incêndios no PNPG (XVI)

Antes de passar à actualização dos incêndios que lavram dentro da área do Parque Nacional da Peneda-Gerês, gostava de chamar à atenção para o artigo de opinião do jornalista Luís Ferreira Lopes, Editor de Ecónomia da SIC, com o título "Incêndios e bermas, retratos de um país".

Chamo a especial atenção para o primeiro parágrafo: "Os devastadores incêndios das últimas semanas já causaram mortes e já se fala de novo em mão criminosa. Em vários casos, os bombeiros relatam que os fogos surgiram de madrugada. As autoridades vêm reconhecer que é preciso leis penais mais duras para com os pirómanos. Os guarda-florestais lembram que, na fase de prevenção, ficaram sem subsídios para se deslocarem e fiscalizarem parques naturais como o da Peneda-Gerês. E já se fala, uma vez mais, em interesses obscuros nos negócios das florestas ou imobiliários." E também para o último parágrafo: "Os culpados não são apenas os maluquinhos que vão atear fogos ou os governantes (autarcas incluídos) que deveriam ter feito assim ou assado. O culpado é o povo que faz fogueiras em parques nacionais, que lança foguetes nas romarias e festas de Agosto quando o mato está autêntica pólvora, que deita beatas acesas para a estrada, como vejo todos os dias. E face à passividade perante tudo isto, os culpados somos todos nós."


Incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês (23:45)

- Incêndio de Vilarinho da Furna: houve uma ausência de informação entre as 14:10 e as 20:31 quando foi referido que o incêndio se encontra com 4 frentes activas. As informações mais recentes apontam para que a Mata do Cabril esteja já afectada por este incêndio.

- Incêndio da Calcedónia: o incêndio encontra-se com 2 frentes activas. Populares referiram o aparecimento quase simultâneo de pequenos focos de incêndio não muito longe da Central Hidroeléctrica da Caniçada por volta das 22:15. O Parque de Campismo do Vidoeiro continua encerrado.

- Incêndio do Mezio/Travanca: pelas 19:09 o incêndio encontrava-se com uma frente activa. Às 21:33 encontrava-se no local o COS - Comandante Operações Socorro: Comandante do Corpo de Bombeiros de Arcos de Valdevez. O Parque de Campismo de Travanca continua encerrado.

- Incêndio de Lapela: o incêndio encontra-se com 3 frentes activas pelas 22:00.

- Incêndio do Soajo: com várias frentes activas às 22:32.

Em Portugal continental foram registados mais de 400 incêndios florestais no dia 11 de Agosto.

Vídeo © SIC

Sem comentários: