terça-feira, 10 de agosto de 2010

Actualização dos incêndios no PNPG (VI)

Depois de ver as entrevistas nos noticiários televisivos das 13:00 em todas os canais de televisão nacionais, acabei por ficar mais preocupado sobre o desenrolar deste incêndio em Vilarinho da Furna. Quando vejo as autoridades referir que o incêndio não está caótico ou descontrolado e vários minutos antes via um novo helicóptero Kamov a dirigir-se na direcção do incêndio, é porque algo não está bem. Ao ver agora as últimas informações disponíveis sobre o seu desenrolar, acredito mesmo que a situação possa estar muito pior, senão vejamos: pelas 12:00 encontrava-se no local o 2º Comandante Operacional Distrital (2º CODIS) de Viana do Castelo e pelas 12:27 o incêndio encontrava-se com uma frente activa em acessos difíceis.

Às 12:54 é accionado Veículo de Comando e Operações (VCOC) para o local e às 13:42 chega um helicóptero Kamov.

Pelas 14:01 é declarado que o incêndio tem várias frentes activas, com acessos difíceis!!!!!!!


Entretanto, e ao fim de vários dias de combate, descobiu-se que a melhor maneira de transportar os elementos de combate ao incêndio para as zonas difíceis seria de helicóptero! Esta é uma dedução muito complicada de se fazer (por isso surge somente agora) quando para o topo da Serra Amarela só existe um estradão que leva directamente aos retransmissores instalados na Louriça (Muro).

A situação não deve ser caótica, tal como referiu o Governador Civil de Braga, mas sim catastrófica para o Parque Nacional da Peneda-Gerês (o que deve satisfazer a muito boa gente!).

De recordar que este incêndio teve início na tarde de Sábado dia 7 de Agosto.

Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: