sábado, 14 de agosto de 2010

Actualização dos incêndios no PNPG (XXVIII)

O mapa do Parque Nacional da Peneda-Gerês acabou esta manhã por ficar mais negro com o surgimento de um incêndio nos Carris. Aos poucos a pérola da conservação da Natureza em Portugal vai desaparecendo, continuando-se a não se tomar medidas de prevenção numa altura em que os acontecimentos da semana assim o exigiam. Ou então não haverá capacidade de se tomar essas medidas, o que não deixa de ser muito grave!

Com o passar dos dias a falta de investimento na preservação das áreas protegidas vai-se tornando mais aberrante. Num país governado por acéfalos incapazes de dirigir os nossos destinos, não são as frases feitas nem os números das estatísticas dos homens, viaturas e meios aéreos que vão evitar os incêndios. Com os bombeiros e forças no terreno no limite da resistência, não será difícil de prever o que poderá ainda acontecer se as condições meteorológicas se mantiverem nos parâmetros registados nos últimos dias.

Situação operacional às 8:00:


- Incêndio de Carris: declarado às 9:50. Pelas 12:00 encontrava-se no local o Tenente do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS-GNR). O incêndio encontrava-se nesta altura com uma frente activa acabando por ser dominado às 13:45.

- Incêndio de Cabril - Lindoso (Mata do Cabril): pelas 8:05 foi accionado um helicóptero Kamov com o incêndio a manter-se com uma frente activa 9:30. Às 10:00 junta-se ao combate ao fogo um helicóptero bombardeiro médio Espanhol e às 10:37 encontra-se a caminho do local o Comandante Operacional Distrital (CODIS). O Governador Civil de Braga encontra-se no teatro de operações às 10:41 e às 11:20 mantinha-se a frente de fogo. Pelas 11:57 chega ao local um Oficial de Ligação do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB). Pelas 13:20 o incêndio encontra-se com 2 frentes activas.

- Incêndio do Mezio/Travanca: pelas 7:17 são accionados um helicóptero Kamov e um avião Canadair. Às 10:20 assume o Comandante das Operações de Socorro (COS), o Adjunto de Operações Distrital (ADOD) de Lisboa (!!!!!!!!!!!!!!!). Às 11:55 aaída do Teatro de Operações do Oficial de Ligação do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB). Pelas 13:20 o incêndio encontra-se com 2 frentes activas.

- Incêndio da Portela do Monte: entre as 8:15 e as 12:20 o incêndio encontrava-se com uma frente activa, sendo dominado às 12:40.


Fotografia © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Profundo Olhar disse...

Estou desolada..o meu querido Gerês está a arder....para quem gosta ,custa muito ver este cenário,ainda que ao longe..por agora não tenho coragem para ver tamanho negro cenário.
Parabéns pelo trabalho