quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Serra da Peneda: Chã do Couço (Lordelo) - S. Bento do Cando - Rouças

O desafio era simples: percorrer a distância entre Lordelo e S. Bento do Cando, no coração da Serra da Peneda. À partida eram 17 km contados pelo Google Earth e a distância percorrida até ao objectivo principal não ficou muito longe do previsto. O segundo objectivo era tantar não focar absorto com as paisagens que nos esperavam ao longo do caminho, este objectivo, tenho de confessar, não foi atingido... aliás, bastaram poucos metros para perceber que isso seria impossível pois mesmo com o nevoeiro que nos acompanhou até perto da Corga de Lamelas, a paisagem era única e a característica paisagem da Serra da Peneda.

De facto, a caminhada não começou em Lordelo mas sim na Chã do Couço, a curta distância de Lordelo. Seguindo pelo estradão florestal passamos a pouca distância da Casa Florestal de Lordelo e em pouco tempo estavamos perto da Chã da Lapa mesmo antes de passarmos ao lado da Corga das Lamelas a caminho da Branda de Lamelas, velhas memórias do passar dos tempos nos altos serramos da Peneda. Ainda antes de chegar ao famoso abrigo de pastores na serra, passamos ao largo da Branda de Cerradinha.

Continuando a caminhar por entre as paisagens serranas, fomos passando por mais dois pequenos refúgios que são sempre uma mais valia para uma visita mais prolongada na Peneda e sem dar por ela estavamos no ponto mais elevado do nosso percurso a 1.300 metros de altitude junto da Alminha dos Devotos de S. Bráz e de S. António do Monte. A partir daqui foi sempre a descer, ou quase, até passarmos pelo entroncamento com o caminho para a Travanca (que constituí um dos próximos objectivos a cumprir!) e em seguida até à nascente do Rio Vez, local de descanso e almoço. No entanto antes, maravilhamo-nos com o fojo do lobo perdido na encosta abrupta (imagem em cima) e com as sentinelas dispostas pelos altos serranos como que tomando conta, silenciosamente, daquela vastidão.

Prosseguindo o caminho começamos pouco depois a descer para a Branda de Bosgalinhas ajudados pelas marcações do trilho de longo curso que atravessa aquela parte da serra. Já com uma conhecida paisagem perante nós, chegavamos finalmente a S. Bento do Cando. No entanto, a nossa caminhada não terminaria aí, pois tendo ainda algum tempo fomos de encontro com a nossa boleia passando ao largo da Gavieira e finalmente terminando à saída (ou entrada) de Rouças!

Algumas fotografias do dia...











































Fotografias © Rui C. Barbosa

3 comentários:

Alice Lobo disse...

Muito bem explorar a A Serra DA PENADA e nao só a serra do Gerês :) excelentes Fotos !!!

DuK disse...

Ai que rivalidade :p

Alice Lobo disse...

Nao sejas mau Duk :) Pessoalmente gosto mais da serra da Penada e Amarela é uma serra mais selvagem identifico -me :P. Nao gosto de Pinheiros mansos gosto de pinheiros Bravos :) eheheh