sábado, 21 de agosto de 2010

Actualização dos incêndios no PNPG (LIII)

Enquanto que continuamos a assistir impávidos e serenos a uma descarada operação por parte do governo para disfarçar e escamutear os verdadeiros dados sobre os incêndios em Portugal e em particular no Parque Nacional da Peneda-Gerês, o incêndio da Mata do Cabril parece (?) estar a encaminhar-se para o seu fim pelo menos a crer nas informações que nos são passadas pela ANPC. No entanto, considero estes dados muito pouco fidedígnos sem haver uma confirmação independente no terreno.

A situação pelas 8:45 mantém igual à última situação registada no dia 20 de Agosto, isto é o incêndio mantém-se em vigilância activa, não havendo focos de incêndio activos segundo a ANPC. No terreno mantêm-se 36 operacionais indiferenciados apoiados por dois veículos.

Pouco depois de colocar esta entrada no blogue o número de operacionais no terreno foi reduzido e pelas 9:20 encontravam-se de vigilância 4 operacionais indiferenciados apoiados por um veículo.

Tive conhecimento que têm havido pequenas ocorrências na Serra do Gerês (foi por exemplo relatada uma nuvem de fumo intensa perto de Paredes do Rio, Montalegre, e outras ocorrências naquela zona que devido á sua pequena dimensão ou acção rápida dos bombeiros não têm merecido referência no sítio da ANPC).

Entretanto o governo insiste em manter a mentira ao jogar com os dados e utilizando os métodos que lhe convém para diminuir os números da catástrofe:

Notícia TSF - PCP duvida da fiabilidade dos dados oficiais sobre os fogos florestais.
Notícia TSF - Método que conta a área ardida é obsoleto, diz Pedro Almeida Vieira.
Notícia TSF - Dados sobre fogos são provisórios e credíveis, diz secretário de Estado.
Notícia Diário de Notícias - Soajo sem alimento para dar ao gado neste Inverno.

Uma reportagem fotográfica do Jornal de Notícias sobre a evacuação de Vilar de Suente: Habitantes de Vilar de Suente evacuados.

Fotografia © Rui C. Barbosa

Sem comentários: