segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Actualização dos incêndios no PNPG (XXXVIII)

A esperança de ver a situação melhorada na manhã deste dia cedo se desvaneceu ao ver a SIC Notícias. O incêndio continua estranhamente a causar estragos para os lados da Serra do Soajo mesmo com todos os números de homens e meios no terreno, pois é isso que interessa mostrar à opinião pública.

Passando a expressão, este ano parece que calhou a 'fava' ao Soajo de ser a mártir dos fogos florestais em Portugal com um incêndio que lavra há já quase uma semana. Um incêndio que é controlado «aqui» e começa a arder «por ali». Prende-se um incendiário que será apontado e julgado como o único responsável por tudo o que está a acontecer, enquanto que a classe política que ao longo dos últimos anos esteve a juntar a caruma seca, irá ficar incólume e confortavelmente a regozijar-se e dando palmadinhas nas costas uns dos outros por achar que tudo funcionou bem no país imaginário.

Tudo isto tem forçosamente que levar a uma profunda e franca revisão dos planos de ordenamento daquelas serras. Ambos os lados devem sentar-se à mesa e conversar para achar o verdadeiro equilíbrio entre a protecção e o homem que lá vive. A protecção é necessária pois os valores que ainda resistem acabam por assumir um papel ainda mais importante para todo o país. Mas estes valores resultam do equilíbrio conseguido ao longo de séculos e séculos de presença humana e humanizada no território, e como tal o homem é um factor indelével da paisagem. Reveja-se esse Plano de Ordenamento e conversem pois é para isso que a vossa caixa craniana está repleta de uma massa cinzenta resultante de milhões de anos de evolução.

Situação operacional dos incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês às 23:30:

- Incêndio do Mezio/Travanca: o incêndio manteve-se com 2 frentes activas entre as 22:37 do dia 15 de Agosto e as 8:49 do dia 16, passando a várias frentes às 9:27. Continua no local (8:33) o COS - Comandante Operações Socorro: Adjunto Operacional Distrital de Lisboa (!!!).

- Incêndio de Fafião: o incêndio manteve-se com uma frente activa entre as 20:40 do dia 15 de Agosto e as 8:47 do dia 16. No local (8:56) está o COS - Comandante Operações Socorro: Bombeiro de 3ª do Corpo de Bombeiros de Salto.

Notícia TSF - Bombeiros preocupados com novo foco de incêndio no Gerês.

Notícia Correio do Minho - Governador de Braga contra-ataca autarca dos Arcos.

Fotografia © Daniel Antunes

1 comentário:

Espaço S.Bento disse...

Boas, Rui, a já bastante tempo que visito o teu blog, tens informação fantastica sobre o Geres, e sobretudo Carris, os meus parabens.
Estas a pensar ir quando ver a mata do cabril, eu tinha uma expedição Botanica pessoal, marcada para a mata agora no final de agosto, mas estou com bastantes duvidas do cenario que vou encontrar, nunca lá estive e tinha mesmo que ser o ano que la ia para acontecer este incendio, tambem se fosse possivel gostava que me indica-se qual o melhor caminho desde a portela do homem, é que costumo fazer o caminho a pé desde a vila do geres até a portela, no ano passado estive no planalto da mourela, pitões, e fizemos a viagem a pé desde montalegre até pitoes, e em seguida volta-mos para tráz em direcção a vila do geres sempre a pé, pois costumo ir até onde existem trasportes publicos.Já estive a dois anos em Carris, e este ano ia conhecer a mata do cabril.