domingo, 8 de agosto de 2010

Incêndio no Gerês já queimou "matas e habitats importantes" diz director do parque

Notícia SIC às 22:11 de 8 de Agosto...

Lagido Domingues disse à Agência Lusa que "a situação agravou-se no Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG), nomeadamente na freguesia de Lindoso, onde a situação está descontrolada".



O diretor do PNPG adiantou que as equipas de combate ao incêndio estão extenuadas, os ventos estão sem previsibilidade, mudando constantemente de direção, e a mata está muito seca, o que torna o problema complicado de resolver.


"Neste momento já houve algumas perdas no parque. Arderam matas, habitats importantes de matos, mas nada particularmente alarmante. Não é a zona mais problemática", disse.


"A zona preocupante é o Lindoso, porque pode evoluir para a Mata do Cabril", contou Lagido Domingues.


A Mata do Cabril é uma floresta que se mantém original, quase sem vestígios de intervenção ou presença humana, sendo uma zona de reserva com acesso condicionado.


O diretor do PNPG ressalta como "positivo" o facto de "a situação estar praticamente resolvida do lado de Vilarinho das Furnas".


"O que esperamos é que com a humidade da noite o caso não se agrave e que amanhã (segunda-feira) de manhã haja outros meios para combater os incêndios", afirmou.


(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)


Lusa

Fotografia @ Rui C. Barbosa

1 comentário:

Preto disse...

Não consigo expressar em palavras a dor que me vai na alma ao ver estas imagens e estas notícias...

Nunca percebi porque é que o único Parque Nacional não tem, no Verão, uma brigada especial de intervenção rápida que combata estes incêndios logo no momento em que são detectados...

Mas quando nem há dinheiro para manter a vigilância activa...

Uma outra palavra para os ANIMAIS que iniciam estes incêndios: espero que mais cedo ou mais tarde possam arder lentamente nos incêndios que ateiam...