segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Pitões das Júnias - Fraga de S. João

Regresso à Terras do Barroso para uma passagem pela Aldeia Velha do Juriz (Sancti Vicencii de Gerez) a caminho da Fraga de S. João. O dia estava óptimo para caminhar e o encontro foi marcado no Café do Preto, em Pitões das Júnias.

Após a descida pela 'ingreme estrada asfaltada, cruzamos o Ribeiro das Aveleiras e deixamos assim o Planalto da Mourela entrando nos domínios da Serra do Gerês. No Carvalhal do Beredo passamos entre as medievais casas da aldeia velha e fizemos uma curta visita ao Castelo. Tomando um velho caminho de pé posto por entre o gótico carvalhal, dirigimo-nos para o caminho dos romeiros e passamos entretanto por uma velha ponte de cimento escondida pela passar dos anos. A ascensão final para a Fraga de S. João proporciona paisagens magníficas dos Cornos da Fonte Fria e de outros píncaros graníticos embebidos em paisagens do Senhor dos Anéis.

No topo da fraga fomos recebidos por um exército de moscas entretidas na pequena sombra da pouca vegetação das alturas. Após um descanso iniciamos o regresso e maravilhamo-nos com o Carvalhal do Teixo por onde já havíamos passado anteriormente. Regressados a Pitões, uma curta conversa com a D. Maria e escutamos a sua música do S. João da Fraga. O almoço foi junto da Casa Abrigo de Pitões das Júnias. Mais tarde uma passagem por Paredes do Rio e o dia terminou com o pequeno Trilho do Fojo de Fafião.

Algumas imagens...































Fotografias © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Profundo Olhar disse...

Desta capelinha tem se uma magnifica vista,,,a capela estava um pouco vandalizada quando por aí passei.Sou uma apaixonado pelo Gerês e visito o blog e o nosso Gerês com muita regualaridade.Parabéns pelo trabalho.