quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Actualização dos incêndios no PNPG (XLIX)

Continua o jogo de palavras por parte do governo para esconder a verdadeira dimensão da catástrofe que se abateu sobre a Mata do Cabril. Ao utilizar a expressão «incêndio dominado» induz-se em erro a população que fica a crer que o incêndio já não existe, o que é uma mentira pois nos reconditos mais profundos daquele vale escarpado as chamas continuam a consumir o pouco que ainda resta da Mata do Cabril.

Entretanto, e como a confirmar as suspeitas, o sítio da ANPC faz o seguinte balanço às 11:15 relativo ao incêndio da Mata de Cabril:

"Existem ainda duas frentes neste incêndio: uma virada a Noroeste, com início na linha de água, a ser contida por um aceiro, com o apoio de uma máquina de rasto e pessoal apeado e uma segunda virada a Nordeste. Os trabalhos de consolidação de ambas as frentes estão a ser desenvolvidos sobretudo com o recurso a pessoal apeado e com apoio pontual de um meio aéreo, mantendo toda a área em permanente monitorização."

A verdade é que as condições atmosféricas favoráveis do dia 18 de Agosto auxiliaram na contenção do incêndio, mas com a previsão de uma subida das temperaturas para os próximos dias será de prever que a situação pode vir a piorar.

Notícia Expresso - Gerês: incendiários não são os suspeitos do costume.








(As fotografias nesta entrada referem-se ao incêndio no Soajo).

Fotografias © Jozie

Sem comentários: