sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Actualização dos incêndios no PNPG (XXVII)

Actualização dos incêndios às 21:00:

- Incêndio da Calcedónia: pelas 19:00 o incêndio encontrava-se com uma frente activa. Pelas 19:06 chegava ao local o Secretário de Estado da Protecção Civil.

- Incêndio do Mezio/Travanca: pelas 19:04 o incêndio contava com 4 frentes activas.

- Incêndio de Germil de Cima: reactivação às 16:23. Pelas 16:25 estava no local o COS - Comandante Operações Socorro: Bombeiro de 2ª do Corpo de Bombeiros de Ponte da Barca. Continuava com uma frente activa às 19:41.

Notícia PÚBLICO - Fogo poupa “jóias” da Peneda-Gerês e Estrela mas já atingiu valores naturais.


Fotografia © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Joao Dias disse...

Viva,Rui,

Depois de ler as recentes noticias,onde se teme nova tragédia no Ramiscal,e grande parte dele já ardeu este ano como tu bem sabes....esperemos que não se chegue ao que aconteceu em 2006,onde ao contrário de muitos,que só conhecem o local por satélite ou algum programa de computador,afirmam que já recuperou e a Natureza já voltou ao seu estado normal como antes do incêndio de 2006.
Pura demagogia,ainda por cima sem fundamento cientifico.
Não acredito que nenhum técnico Estatal ou privado tivesse feito estudos à cerca do impacto do incêndio que dizimou o Ramiscal em 2006, e tu sabes que eu tenho conhecimento de causa e provas no terreno,daquilo que escrevo aqui.Levará décadas para que a Natureza reponha o que se destruiu em apenas algumas horas.

Conheço também relativamente bem a mata do Cabril,espero que as recentes noticias sejam reais,mas duvido.( ainda não visitei o local).Temo que já se tenha perdido grande parte do património florestal,uma vez que o incêndio lavra da Ermida para a corga do Cabril com uma mata sem acessos e extremamente fechada.

Abraço,
João Dias