quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O património perdido da Peneda-Gerês (XXXIV)


Há já algum tempo que não voltava a esta série de entradas no blogue. Assim, continuando o trabalho de registo, localização e fotográfico do património perdido do Parque Nacional da Peneda-Gerês, hoje tive a oportunidade de visitar trâs antigas casas florestais (carinhosamente denominadas 'Casas da Floresta' pelos habitantes das aldeias próximas). Desta vez visitei as casas de Vila Seca, Louredo e Lombadinha, todas situadas nos reconditos da Serra da Peneda.

Hoje mostro-vos as fotografias da Casa Florestal de Lordelo. Não vou escrever muito sobre o estado do edifício, as imagens falam por si. No entanto digo-vos que esta casa tem uma das paisagens mais espectaculares de entre todas as casas abrigo que visitei até agora. Um aspecto também interessante foi o facto de ter conversado com uma anciã durante alguns minutos e esta me ter referido que ainda se lembrava de ir receber o seu dinheiro das mãos do Eng. Oliveira que morava nesta casa há muitos, muitos anos...

A Casa Florestal de Lordelo está localizada a 41' 56'45N - 8º 22'06O e a uma altitude de 709 metros (GPS).

















Fotografias © Rui C. Barbosa

2 comentários:

Joao Dias disse...

Olá Rui,

Estes lugares são-me familiares,muitas vezes procurei,em vão,nas imediações desta casa,um trilho secular que supostamente me levaria ao RAMISCAL.
A casa está estrategicamente inserida num local de rara beleza.Era também uma casa luxuosa para o tempo em que serviu o Estado Portugues,com todas as comodidades que o resto da população Serrana Não tinha.

Vale,sem duvida,a pena visitar estas casas apesar da lastimável degradação em que se encontram actualmente.
A arquitectura destas casas,a par das Escolas,foram o orgulho do Estado Novo....
Abraço,
João Dias

artur disse...

o trilho que leva ao ramiscal é mesmo abaixo da casa... :)