segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Actualização dos incêndios no PNPG (LVII)

Com a ajuda das condições atmosféricas o incêndio da Mata do Cabril parece finalmente ter chegado ao fim, quase duas semanas depois de ter começado pois este não é um incêndio independente sendo sim a continuação natural do incêndio de Vilarinho da Furna.

A situação operacional às 11:15 era a seguinte:

- Incêndio da Mata do Cabril: pelas 9:25 tomava conta das operações o COS - Comandante Operações Socorro: Bombeiro de 3ª do Corpo de Bombeiros de Ponte da Barca. Às 10:00 mantinham-se os trabalhos de consolidação e rescaldo. Imagens do incêndio da Mata do Cabril captadas na tarde do dia 22 de Agosto no blogue Bordejar.

As gentes do Gerês dizem que a época de incêndios naquela serra é o mês de Setembro pois o Verão costuma ser muito seco o que leva à criação de condições propícias para a ocorrência dos fogos florestais. Com os cenários vividos em Agosto e com a continua falta de prevenção que certamente continuará não só no Parque Nacional, mas também noutros perímetros florestais, o futuro permanecerá sempre muito incerto.

Quanto aos culpados de tamanha catástrofe que percorreu o nosso único parque nacional, não nos podemos ficar por aqueles que são os autores materiais dos incêndios, isto é, o alcoóloco que pehou fogo, o deficiente mental que agiu por deslumbramento com o aparato dos bombeiros, etc. Tem de se ir mais fundo, àqueles que são os autores morais que quase sempre ficam escondidos na sombra, a sorrir de tudo o que se passou. Certamente que não será difícil encontrá-los...

Fotografia © Rui C. Barbosa

2 comentários:

DuK disse...

Dificil não é Rui! É preciso é haver coragem e vontade! Essencialmente vontade. A hora que te escrevo, cada vez menos o PNPG tem motivos para ser um PN e isso agrada a muita gente, muita mesmo!
Sabes bem qual a minha opinião sobre isso e muita mais coisas. Agora vamos assistir a uma serie de "experts" que andaram a "dormir" este tempo todo e vem agora opinar sobre coisas que eles proprios admitem que não acompanharam.

Da minha parte, so tenho de te agradecer o que já me "aturaste"!

1 Abraço!!

TiXa, Xarah e Xavier disse...

Se não formos "nós" a procurar, os contratos dos empreendementos turísticos, os contratos das eólicas, o vizinho que anda zangado com o outro e bota fogo na bouça do vizinho,etc...a motivação de tudo isto ficamos na mesma, não vão ser certamente as entidades competentes que vão realmente investigar, porque para isso precisavam de ser isentas e rigorosas..isenção e rigor são coisas em extinção actualmente, os lobbies estão infiltrados e enraizados em todo o lado, mas atenção o primeiro relatorio intermedio dos incendios JÁ devera chegar ao gabiente do ministro da agricultura na proxima semana, adoro a parte do JÁ(dá a ideia que estão a dar o litro para fazer levantamento seja do que for),porque era suposto o relatorio intermedio vir so depois do 30 de set e o relatorio final é para quando?dezembro?...enfim... quando a informação chegar já sabemos com o que podemos contar, em 2003 e 2005 ardeu mais, e mais uma vez frisar o número de departamentos e corporações que participaram nos incendios. o próprio "povo" já está "dominado", apanharam um ou dois individuos na zona de arcos e pronto, foram eles que atearam tudo e esta ali a razão para 2 semanas negras no parque, e será que depois da chuva de hoje o incendio da mata do cabril está extinto(deve ser o incendio e a mata em si)?16dias um incêndio no único parque nacional...mas lá esta, só para nós é que foi 16dias...Entretanto vamos tendo uns temas futebolisticos, é só mudar os holofotes e deixar cair no esquecimento o que não interessa...

Abraço Rui!