segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Portugal, os fogos florestais e o encobrimento da verdade...

Quase quatro décadas depois do 25 de Abril de 1974 vivemos num regime que encobre a verdade e falseia os dados para encobrir a verdadeira realidade da situação nacional. Em todo este quadro negro em que vivemos, o encobrimento descarado do verdadeiro fracasso governamental do combate aos fogos florestais não pode estar mais evidente no Relatório Provisório de Incêndios Florestais (n.º 6/2010) disponibilizado pela Autoridade Florestal Nacional (ANF) do Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

Cheio de dados estatísticos devidamente ordenados para influenciar a favor do governo a leitura dos mesmos dados, o relatório em questão esquece-se, por exemplo, de fazer referência ao grande incêndio da Mata do Cabril informando erradamente da ocorrência de um incêndio em Cabril com origem a 11 de Agosto. Este ano não ocorreu qualquer incêndio florestal em Cabril, Montalegre, na data indicada.

Para uma análise dos números deste relatório e das avaliações que têm sido levadas a cabo aconselho a pertinente leitura do artigo 'Incêndios PNPG (XV)', de Pedro Balaia, no blogue MonteAcima.

Fotografia © ANF

Sem comentários: