quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Actualização dos incêndios no PNPG (XLV)

Enquanto continuamos a confiar na informação fornecida pela ANPC sobre o incêndio florestal na Mata do Cabril no Parque Nacional da Peneda-Gerês, não deixa de ser estranho que um incêndio dominado e em permanente vigilância exija a presença de um helicóptero bombardeiro ligeiro espanhol a actuar no local (11:25) e que sejam accionados 2 helicópteros bombardeiros pesados Kamov (11:35).

Pelas 11:39 o incêndio é referido novamente como dominado e em vigilância... Um dos helicópteros Kamov regressou à sua base operacional em Palmeira, Braga, pelas 14:00. O segundo Kamov regressa às 14:20 (imagens em baixo)

Todas estas manobras não deixam de ser estranhas e levantam muitas questões sobre o verdadeiro estado do incêndio e a sua dimensão. Entretanto, a TVI refere que metade da Mata do Cabril já foi destruída pelas chamas.

Ao se referir a textos como "Já arderam mais hectares de floresta do que em cada um dos últimos três anos. Porém, o efeito das chamas está muito aquém da destruição ocorrida nos dois anos mais trágicos dos fogos, 2003 e 2005, em que arderam no conjunto cerca de 764 mil hectares, ou seja, perto de 14 por cento da área da florestal nacional", o PÚBLICO torna-se num meio de transmissão da descarada propaganda governamental que nos quer atirar areia para os olhos sobre os incêndios florestais em 2010.

Fotografia © Xavier Fernandes

Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: