domingo, 15 de agosto de 2010

Actualização dos incêndios no PNPG (XXXVII)

Interessante o comentário deixado aqui no que se refere ao incêndio na Mata do Cabril e que faz uma comparação simples da paisagem avistada hoje com o que se via ontem no vale do Rio Cabril. Este comentário leva-nos a questionar mais uma vez se não estaremos perante um controlo da informação que é cedida à população relativamente ao incêndio na Mata do Cabril. Possivelmente, só saberemos a verdadeira dimensão do que se passou deslocando-nos ao local.

Situação operacional dos incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês às 23:30:


- Incêndio do Mezio/Travanca: o incêndio mantem-se com 2 frentes activas às 22:37. Pelas 22:37 estava no local o COS - Comandante Operações Socorro: Adjunto Operacional Distrital de Lisboa.

- Incêndio de Fafião: o incêndio encontra-se com uma frente activa após estar com 2 frentes activa entre as 20:10 e as 20:40.

Pergunto qual será a eficiência de ter um Comandante Operações Socorro alguém vindo de Lisboa? Que sabe esta pessoa sobre o local onde está a operar? É legítimo perguntarmos isto?

Uma questão que eu acho pertinente é a seguinte. Iniciando-se hoje a segunda quinzena de Agosto e na esperança que aqueles que tinham planeado visitar o Parque Nacional da Peneda-Gerês continuem interessados em fazê-lo mesmo com a catástrofe que se abateu sobre a área protegida, penso que seria pertinente por parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês, por parte da ADERE Peneda-Gerês e por parte da ARDAL, ser emitida uma nota, por questões de segurança, referente ao estado de alguns trilhos pedestres que terão sido afectados pelos fogos.


Assim, penso que nesta altura não é aconselhável a utilização do Trilho dos Miradouros, do Trilho da Cidade da Calcedónia e possivelmente do Trilho Interpretativo do Mezio, Trilho da Vezeira (Fafião), Trilho de Germil e Trilho 'Caminhos do Pão, Caminhos da Fé' (Soajo).

Fotografia © Daniel Antunes

1 comentário:

TiXa, Xarah e Xavier disse...

Bom dia Rui,

Esses trilhos que descreves estão parcialmente ou totalmente destruídos mas há mais de certeza, pelo que vi, trilho couto do souto , trilho do megalitismo de britelo, trilho da ermida, trilho de são bento, trilho dos moinhos da parada, trilho do ramil...todos estes devem ter partes destruídas, ontem fiz o curro da velha(quando estavamos nos 1035m de altitude e olhavamos para sul era um cenário...) , quando terminei o trilho em ribeiro de baixo, via-se perfeitamente um foco de incendio a virar a encosta já em direcção à varzea, o que me faz pensar que é uma questão de horas até arder o trilho da mistura das àgua(os locais com quem falei não tem dúvidas que vai chegar a Tibo), que nós "abrimos" há pouco tempo devido ao "magnífico" estado em que se encontrava. Ainda relativamente ao incendio da mata do cabril, para completar às 19.00 de ontem andavam 2 helis, e em relação aos gips que referi no post de ontem,não quero estar a fornecer informação errada, porque eles podem também ter virado na barragem para o lado do soajo, mas se assim fosse calculo que tivessem virado logo no corte para o ermelo, até porque depois voltamos novamente à zona da ponte do rio cabril e ouvia-se as sirenes. tenho fotos daquela hora, logo vou tentar uplodar isso.

Abraço