sábado, 14 de agosto de 2010

Actualização dos incêndios no PNPG (XXVII)

Finalmente alguém se lembrou de corrigir a designação do incêndio que afecta a Mata do Cabril dando assim agora a informação correcta.

Pelas 8:00 eram três os incêndios que afectavam o Parque Nacional da Peneda-Gerês: Cabril/Travanca, Portela do Monte e Cabril - Lindoso (que o designo por 'Mata do Cabril').

Situação operacional às 8:00:

- Incêndio de Cabril - Lindoso (Mata do Cabril): incêndio com uma frente activa às 6:25. Pelas 6:36 está no local o COS - Comandante Operações Socorro: Cabo Torres - Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR (GIPS).

- Incêndio da Calcedónia: não existe informação disponível sobre este incêndio, presume-se dominado.

- Incêndio do Mezio/Travanca: o incêndio estava com 4 frentes activas às 0:57 passando a 2 frentes activas às 2:14 e mantendo-se assim às 6:18.

- Incêndio em Germil de Cima: mantendo-se com uma frente activa às 23:46 do dia 13 de Agosto, o incêndio foi dominado às 1:07.

- Incêndio da Portela do Monte: o incêndio foi dominado às 17:01 do dia 13 de Agosto. Deu-se uma reactivação às 6:55 e encontra-se com uma frente activa.

Fotografia © Rui C. Barbosa

1 comentário:

TiXa, Xarah e Xavier disse...

Ontem do castelo de montalegre avistava-se um foco de incendio na zona de sezelhe, pelo que nos pareceu, que felizmente já deve estar dominado, à vinda via-se perfeitamente um outro fogo na zona de fafião que tinha no mínimo duas frentes, se não fazem referência também conto que esteja dominado, assombroso foi parar na estrada que vai para as pontes do caldo, ver o vale da vila do gêres a arder,e despertou automaticamente uma série de sentimentos associados a uma grande tristeza, o nosso lugar no mundo está cada vez mais à prova, só estamos a colher o que semeamos, enquanto não houver uma consciencialização da sociedade do papel da natureza do nosso dia, vamos viver situações como esta, pode haver má coordenação, negligência..mas a culpa será sempre do Homem, a única espécie que coloca o seu habitat em perigo, é com muita pena minha que vejo anulada mais uma missão dos trilhos seculares mas é claro, perfeitamente compreensível.

Abraço Rui e até breve