domingo, 15 de agosto de 2010

Actualização dos incêndios no PNPG (XXXIV) - Actualizado às 12:45

Acordamos com somente um incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês após uma semana de hecatombe, mas minutos mais tarde surge a notícia do reacendimento do incêndio na Mata do Cabril, mantendo-se o incêndio do Mezio/Travanca.

As imagens disponibilizadas nesta entrada são da autoria de Daniel Antunes e mostram o dramático incêndio da Calcedónia que destruiu parte da Serra do Gerês. As fotografias são apresentadas em baixa resolução e com uma marca de água de segurança. Para ter acesso aos originais deverão contactar o Daniel Antunes.

Envie as suas fotografias relacionadas com os incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês para o email.

Notícia PÚBLICO - Dispositivo de combate a fogos melhorou, mas ainda tem muito para evoluir.

Situação operacional às 9:30:

- Incêndio do Mezio/Travanca: pelas 23:10 do dia 14 de Agosto estava no local o Comandante das Operações de Socorro (COS) Comandante do Corpo de Bombeiros de Arcos de Valdevez. O incêndio encontrava-se com várias frentes pelas 23:34. Às 0:33 do dia 15 de Agosto chegava ao local um pelotão militar e às 01h38 o comando das Operações Socorro (COS) paaava para o Comandante da 2ª Companhia da Força Especial de Bombeiros (FEB). O incêndio manteve-se com 2 frentes activas entre as 2:25 e as 6:40, sendo às 7:00 accionados dois helicópteros bombardeiros pesados Kamov, às 7:00 accionados quatro aviões bombardeiros médios e às 7:20 dois helicópteros bombardeiros ligeiros. Pelas 9:20 o incêndio mantinha-se com uma frente activa, passando a 2 frentes activas às 11:50 e mantendo-se assim pelas 12:30.

- Incêndio de Cabril - Lindoso (Mata do Cabril): apesar de dominado pelas 20:00 do dia 14 de Agosto, o incêndio na Mata do Cabril reactivou-se às 9:15 do dia 15 de Agosto. Pelas 9:20 mantinha-se com uma frente activa. Pelas 10:00 assume o Comandante das Operações de Socorro (COS), o Comandante do Corpo de Bombeiros de Ponte da Barca. O incêndio é dado como dominado às 10:40.

- Incêndio da Portela do Monte: após ter sido dominado às 12:40 do dia 14 de Agosto, surge uma nova frente às 10:40 do dia 15, mas é novamente dominado às 12:00.

- Incêndio de Carris: segundo informações que me foram cedidas o incêndio de Carros foi combatido por apenas 9 elementos do GIPS. De notar que a única maneira de chegar aquela zona é apeado ou helitransportado, pois o estradão de acesso aos picos serranos tem-se vindo a degradar desde os anos 90 devido à política seguida pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês.















Fotografias © Daniel Antunes

1 comentário:

MeiaSola disse...

Nem quero imaginar como estará o Geres... Acho que vai ser uma tristeza enorme quando lá voltar...