A fotografia em cima foi obtida às 16:38 do dia 19 de Agosto desde a antiga ponte sobre o Rio Cabril na antiga estrada nacional que liga Lindoso e a Fronteira da Madalena. Se isto é um incêndio dominado...
A situação operacional às 19:45 é a seguinte:
- Incêndio na Mata do Cabril: (informação ANPC às 18:14) Durante o dia foi feita uma faixa de contenção ao longo do Rio Cabril, até ao enfiamento com o Rio Escada, com o objectivo de conter a frente Noroeste. Na frente Nordeste continuou-se o combate directo pelos bombeiros, GIPS e Sapadores Florestais. A situação evolui favoravelmente. Mantêm-se a vigilância activa.
Imagens obtidas às 16:38...
Imagens obtidas às 16:05
Imagens obtidas às 16:28
4 comentários:
é bem diferente dizer que o incendio ja teve dominado e voltou a reacender do que dizer que é um incêndio que não para de lavrar há 12 DIAS!!!e a arder há uma semana na mata do cabril! já nem falo nos primeiros dias do incendio quando era conhecimento geral que a serra amarela(negra) estava a ser dizimada e nada se fez para ao menos tentar parar por ali...não desfazendo o resto que já ardeu só na amarela (negra), que fez correr lágrimas...é chocante ver isto tudo...a forma como tratam a informação, querem filtros em todo o lado...portugal, aquele cantinho de terra encostado ao mar onde mora gente que não se sabe governar.
É a 1ª vez que vejo no site da ANPC um incêndio dito "dominado" estar com frentes activas durante 2 dias...
Enfim... chamem-lhe o que quizerem, mas parece-me que o termo "dominado" dá para muita coisa... e para conter a comunicação social, também...
Dominado ou não, parece-me que este incendio ainda estará longe da extinção.
Aposto que pouco restará da mata do Cabril...
Esta é sem dúvida uma grande operação para esconder a realidade do que se passa na Mata do Cabril e é algo que passa completamente ao lado da comunicação social que julga que o problema já está resolvido. Pois, não está. Porém, e infelizmente, o problema vai-se resolver por ele próprio quando a Mata do Cabril já nada mais tiver para arder e então aí vai-se declarar o incêndio extinto e grita-se um grande feito para este governo que nos ilude sobre a verdadeira dimensão desta tragédia.
É uma grande tristeza saber que a mata de cabril continua a arder de uma forma lenta, mas continua. estas "pequenas" Grandes e inacabadas situações passam ao lado a comunicação social, porque a natureza, as arvores, os animais, nao gritam , nao choram, nao reclamam, e nem todas as pessoas se preocupam a noticia não é lucrativa para a Tv, ou jornais. E para o PNPG já chega de criticas logo prefere abafar o assunto, "por enquanto"
Enviar um comentário