domingo, 29 de agosto de 2010

O património perdido da Peneda-Gerês (XL)

Ao contrário do que esperava a antiga Casa Florestal de Entre-os-Outeiros não foi destruída pelo incêndio florestal que destruíu muita da paisagem da Serra do Soajo. Ajudado pelas informações que o Jacinto que me havia fornecido sobre a localização da casa, hoje finalmente consegui visitá-la. Não deixa de ser curioso que há anos que passava na estrada que liga do Mezio ao Soajo e sempre havia reparado no desvio que sobre a encosta da serra, mas apesar de ficar intrigado para onde me poderia levar nunca o tinha seguido.

Como já referi esperava encontrar a casa destruida pelo fogo e ao princípio assim parecia pois um grande edifício construído na vizinhança foi totalmente devorado pelas chamas. Felizmente, a zona em redor da Casa Florestal de Entre-os-Outeiros não foi afectada. No entanto, o cenário com que me deparei foi sem dúvida deprimente. A casa está quase coberta de vegetação com as silvas a entrar pelas portas e janelas. O seu interior destruído e vandalizado como vem sendo norma na maioria destas casas no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Nesta dia visitei ainda as Casas Florestais de Coriscadas e Cainheiras, e localizei a casa da Portelinha que fica a aguardar uma visita.

A Casa Florestal de Entre-os-Outeiros está localizada a 41º 53'17N - 8º 17'09O e a uma altitude de 692 metros (GPS).










Fotografias © Rui C. Barbosa

5 comentários:

Dylan disse...

Força, continue com estas divulgações.

Jacinto disse...

Boas! Permita-me um acrescento
Casa de Vilar Soente:
C.m. N.º 17
41º 52´09" N ; 8º 18´27" W

Casa de Ramil:
C.M. N.º17
42º51´25" N ;8º 14´39" W

Casa do Mesio:
C.M. N.º 17
41º 53´08" N ; 8º 18´43" W

Casa da Junqueira:
C.M. N.º 16
41º 54´55" N; 8º 19´40" W

Casa de padrão (sistelo):
C.M. 8
41º 58´44" N; 8º 21´09" W

Casa da chão da armada (sistelo):
C.M. N.º 8
41º 58´05" N; 8º 22´20" W

Tenho fotos mas a qualidade não é nada de especial, por isso deixo uma ponta de curiosidade para as visitarem...;)
P.S. Uma pequena correcção: Casa de Vilela Seca e não Vila Seca e a de Adrão é conhecida por casa da Coroa.

Abraço

Rui C. Barbosa disse...

Viva Jacinto,

Obrigado pelas coordenadas!! Suponho que exceptuando a Casa do Mezio, as restantes encontram-se fora dos limites do Parque Nacional da Peneda-Gerês, de qualquer das formas, e aproveitando a ajuda do Jacinto em relação às coordenadas, irei mais tarde fazer referência às mesmas.

Um abraço!

Jacinto disse...

Pois, também tenho dúvidas em relação às de Sistelo...
Relativamente às de ramil, Junqueira e à de paradela, estão nas mesmas circunstâncias que a da Lombadinha, ou seja nos limites do estradão que marca a "fronteira" do PNPG!
As outras, mera curiosidade pela localização e paisagem dado a proximidade das mesmas.
Relativamente às de Sistelo, lembrei-me agora de uma conversa com o Guarda da Chão da armada, que afirmava e bem que não faz parte do PNPG. Não deixa no entanto de ser curioso que apesar das características de Sistelo, no que diz respeito à interacção do Homem com a natureza,etc, tenha sido excluído do PNPG. Uma breve referência também, ao vale do rio Vez, e à branda de real, aconselho a visita, e que me "explicassem" o porquê de não estar incluído no PNPG...não percebo, é uma zona que não deixa de me espantar....

Abraço

P.S. tentei entrar no Ramiscal.....quase saio de Kamov...:(

Rui C. Barbosa disse...

Viva Jacinto,

Lembro-me em tempos de haver uma proposta para se alargar a área do PNPG para a zona da nascente do Vez. Não sei se isso algum dia irá avante.

Abraço!