terça-feira, 10 de agosto de 2010

Canyoning no PNPG

Não sou praticante de canyoning. Sinto-me melhor na montanha com os pés no caminho poeirento e todo suado do que na água fria! Bom, não quer dizer que não saiba bem um mergulho... durante uma caminhada!!!

No entanto, não consigo compreender algo que me intriga: porque é que o Parque Nacional da Peneda-Gerês não permite que os praticantes individuais desta actividade a façam em diversos rios dentro da área do parque nacional e permita esta mesma actividade às empresas de turismo de montanha? Mas o que é que se passa aqui?

Curiosamente, no Parque Natural de Baixa Limia - Serra do Xurés não parece existir qualquer restrição à prática desta actividade!

Fotografia © Rui C. Barbosa

3 comentários:

DuK disse...

Mas alguem sabe o que é permitido ou não fazer no PNPG? Eu não sei, nem o PNPG, basta so perguntar-lhes...


Abraço!!

Jorge Sousa disse...

Caros amigos. No PNPG é proibido tudo! A bem de uma área natural única no País que, a maior parte dos portugueses não conhece (e quem não conhece, não preserva), o melhor que os nossos governantes fizeram foi: PROIBIR TUDO! Assim não se gasta dinheiro, preciso para outras coisas mais importantes (leia-se "para os seus bolsos") Não "andar" no PNPG é a melhor maneira de preservar! Ou então, PAGA-SE! Entra dinheiro!
Nota: os incêndios também foram proibidos! Eles estão lá clandestinos... Esses, quem paga somos nós, pela falta de vigilância (e de dinheiro!)

Rui C. Barbosa disse...

Jorge, o grande problema é que toda a gente está acomodada com a situação e como para (quase) toda a gente a situação está boa, então não se manifestam nem fazem nada.

«Lutou-se» e muita gente se pavoneou contra uma portaria, mas a partir daí mais nada se fez. Interessou para muitos dar nas vistas, depois quando a coisa ficava aparentemente resolvida, tudo começou a assobiar para o ar.

Quando elas um dia elas caírem pesadas, eu vou-me rir.

Um abraço!