sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Actualização dos incêndios no PNPG (LII)

Um dos possíveis efeitos na fauna da Mata do Cabril devido ao incêndio que ainda aí lavra, é hoje descrito no PÚBLICO: Cabras-montês da Mata do Cabril poderão ter fugido do fogo para Espanha.

A situação operacional às 21:00:

- Incêndio da Mata do Cabril: pelas 14:09 encontrava-se no local o COS - Comandante Operações Socorro: Adjunto de Comando do Corpo de Bombeiros de Ponte da Barca. O incêndio encontra-se em vigilância activa desde as 10:55 do dia 20 de Agosto. Mantêm-se em curso trabalhos de consolidação, não se apresentando, no momento, condições para a evolução de eventuais focos de incêndio. Não existem focos activos, pelo que se mantém a vigilância.

Fotografia © Rui C. Barbosa

1 comentário:

100abismos disse...

Muito bom este trabalho que está a fazer é que ouvindo as noticias na radio ou tv até parece que não se passa nada para esses lados.
Este mês estava para fazer o trilho das mina do carris pela 1ª vez mas devido aos incendios adiei, talvez lá para o outono.
Ontem decidi ir ao Gerês averiguar pessoalmente o que se tinha passado relativamente aos incendios e fiquei destroçado com o que vi pois pelo que tinha visto na tv nem imaginava que o cenário seria tão desolador.Da Vila do Gerês até perto do Campo do Gerês está tudo queimado , em Vilarinho das Furnas idem , falo da parte que é visivel e o que está para lá das montanhas ?
Não vi o incendio a decorrer nem de que forma foi combatido, acredito que quem lá esteve deu o seu melhor mas não acredito que não se pudesse fazer mais para evitar as proporções que tomou.
Esta epoca de incendios mais parece um circo mediático onde alguns figurinos com fardas repletas de crachás e bem falantes utilizando os termos da moda que aprendem nos cursos de formação ( teatro de operações, ocorrencias , dispositivo , ignição etc), em suma muito paleio pouca acção, mas isto é só uma opinião pessoal.
A única verdade no meio de tudo isto é que regressei do Gerês mais triste do que alguma vez imaginei.
Parabens pelo seu blog , não deixe morrer o Gerês.