quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Actualização dos incêndios no PNPG (XVIII)

(As imagens nesta entrada são referentes ao incêndio do Mezio / Travanca / Soajo).

Uma volta por parte do país dos incêndios começando pela Travanca e finalizando nas Caldas do Gerês quando sempre acompanhado pelo fumo e cenários de desolação. Por vezes um silêncio de morte como que a antecipar um fim-de-semana que se pode transformar na machadada final em muitas zonas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) que já foram atingidas pelos incêndios e em outras que permanecem incólumes.

O Parque de Campismo da Travanca está encerrado, se bem que nesta altura o incêndio já se encontra afastado. No entanto o cenário junto a um dos limites do parque de campismo é um cenário de terra queimada com o qual se pode imaginar a aflição nos momentos de evacuação das dezenas de pessoas que se encontravam lá acampadas. Agora o parque está vazio e aguarda a ordem de reabertura.

Seguindo em direcção ao Soajo o cenário torna-se pior. A frente de incêndio do Mezio / Travanca acabara-se de se juntar com a frente de incêndio do Soajo e ameaçava casas junto à vila com o fogo a chegar à estrada nacional. Alguns populares esperavam o fogo munidos com ramos e pequenas mangueiras dando assim uma pequena ajuda aos bombeiros que se encontravam no local. O combate foi auxiliado por um helicóptero Kamov e pelas descargas de dois aviões ligeiros Dromadaire. A estrada em direcção a Adrão e Sra. da Peneda estava encerrada.

De seguida dirigi-me para Germil e depois para Brufe. Pelo caminho vê-se a verdadeira dimensão do incêndio que consumiu a Serra Amarela, agora a Serra Negra (!), e ameaçou muitas habitações. Entre Entre-Ambos-os-Rios e Brufe não vi um único carro de bombeiros ou das autoridades, mas foi capaz de observar ao longe o combate ao fogo com material sapador perto de Germil. O fogo também andou muito perto da pitoresca Brufe e ainda ardia com alguma intensidade não uito longe. Devido ao facto de a estrada estar cortada entre Brufe e a Barragem de Vilarinho da Furna, fui desviado para a estrada nacional entre Terras de Bouro e Covide.

A chegada a Covide trouxe o cenário de uma nuvem de fumo negro resultante do incêndio no Vale do Rio Gerês. Um pequeno desvio até perto da albufeira de Vilarinho da Furna e a oportunidade de ver ainda o fumo que se eleva perto da pequeníssima mancha florestal junto à aldeia submersa. Toda a encosta da Serra... Negra está queimada, exceptuando pequenas áreas. O fogo passou para lá da baía da aldeia e continuou margem fora até umas centenas de metros.

Entretanto o fogo que se iniciara na encosta Oeste do Vale do Rio Gerês galgou a cumeada da serra e passou para o lado voltado para o S. Bento da Porta Aberta. Resultante, ou não, de projecções vêm-se algumas áreas queimadas isoladas. O fogo começou também a subir o vale e pelas 14:30 encontrava-se perto de Salas a caminho da Junceda, sendo esta a principal preocupação do combate auxiliado por um helicóptero. A maior parte das forças de combate encontram-se no entanto nos pontos mais altos da Serra Amarela (!), mais precisamente na Louriça / Muro, para evitar que as chamas atinjam a Mata do Cabril. Não se trata aqui de haver mais interesse em proteger as árvores do que as pessoas tal como disse o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, mas sim proteger um património natural que é único e extremamente valioso em termos de conservação.

O Parque de Campismo do Vidoeiro continua encerrado o que por um lado tem trazido algum prejuízo ao comércio das Caldas do Gerês numa altura em que se celebra também uma das romarias ao S. Bento da Porta Aberta. Os locais referem que à noite as Caldas do Gerês são um deserto muito em culpa da actual situação e da sensação de pânico que foi criada pela evacuação dos parques de campismo que levou a que muitos regressassem mais cedo de férias ou então que procurassem outro local para ficar longe das Caldas.

Entretanto correm rumores de uma cereta descoordenação no combate ao fogo com uma provável descoordenação de meios.

A situação operacional dos incendios às 18:30 é a seguinte:

- Incêndio de Vilarinho da Furna: às 9:48 o incêndio estava com 2 frentes activas, sendo novamente activado o Plano Municipal de Emergência de Terras do Bouro às 10:15. Pelas 12:50 somente uma frente de fogo estava activa, mas às 16:20 registam-se várias frentes activas. Pelas 17:20 o incêndio está com 3 frentes activas.

- Incêndio da Calcedónia: às 9:45 foi accionado um helicóptero bombardeiro pesado Kamov. Às 9:47 o incêndio encontra-se com uma frente activa e com 2 frentes activas às 13:03. Pelas 14:37 assume o Comando das Operações de Socorro (COS), o Segundo Comandante Operacional Distrital (2º CODIS) de Braga, e ás 14:40 o Posto de Comando Operacional (PCO) é localizado no Vidoeiro. Pelas 17:22 o incêndio está com 2 frentes activas.

- Incêndio do Mezio/Travanca: entre as 6:37 e as 10:40 o incêndio estava com uma frente activa e o combate estava a evoluir favoravelmente, passando para 2 frentes activas às 15:52 e com várias frentes activas às 13:46. Pelas 13:46 foi decretada a evacuação da população de Vilar de Soente. Às 13:50 são Accionados dois aviões bombardeiros pesados (Canadair's) Franceses da Força de Reserva Táctica da União Europeia e às 14:05 é declarado que o Avião B2 da Força de Reserva Táctica da União Europeia (Canadair Francês) está inoperacional. Às 14:17 chega ao local uma assistente social para dar apoio à população de Vilar de Soente. Pelas 14:44 o incêndio conta com várias frentes activas e às 14:45 é estabelecido o Posto de Comando no Mezio. Pelas 15:05 é terminada a Evacuação da população da localidade de Vilar de Soente, evacuação esta efectuada em segurança, tendo sido evacuados 85 adultos e 11 crianças. O Vereador da Protecção Civil da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está no local às 15:10 e às 16:34 o incêndio está com várias frentes activas, bem como às 17:25.

- Incêndio do Muro: é declarado às 12:35 com uma reactivação numa zona sem acessos às 15:29. Às 15:37 o Comandante das Operações de Socorro (COS): Sapador SF 11-111 e às 18:04 estão a ser efectuadas operações de Combate directo.

- Incêndio em Germil de Cima: declarado às 16:48. Às 17:06 encontra-se no local o Comandante das Operações de Socorro (COS): Adjunto do Corpo de Bombeiros de Ponte da Barca. O incêndio estava com uma frente activa às 18:34.

- Incêndio de Lapela: manteve-se com 3 frentes activas entre as 18:38 do dia 11 até às 13:31 do dia 12 de Agosto. Foi dominado às 14:34.

- Incêndio do Soajo: pelas 10:35 a frente de Soajo juntou-se às frentes de Mezio, passando a ser um só Teatro de Operações - Mezio.














Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: