quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Actualização dos incêndios no PNPG (XIII)

Actualização às 15:45: o incêndio de Vilarinho da Furna 14:10 continua com 4 frentes activas. O incêndio da Calcedónia estava com 2 frentes activas às 14:15 e às 15:19 foi accionado um helicóptero bombardeiro pesado Kamov. Pelas 12:40 o incêndio de Lapela estava com várias frentes activas e a ser combatido com material sapador.

O dia nasceu nas Caldas do Gereês com um manto de nevoeiro e a humidade pode ajudar no combate ao incêndio que lavra na encosta Este do Vale do Rio Gerês.

Entretanto é esta a situação dos incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês: às 11:20 o incêndio de Vilarinho da Furna continua com várias frentes activas estando ainda activo o Plano de Emergência Municipal de Terras de Bouro que levou ontem ao corte de várias estradas para as Caldas do Gerês e à evacuação dos parques de campismo situados perto das ocorrências naquele vale. O incêndio da Calcedónia (que não o é como já referi anteriormente), estava com duas frentes activas pelas 10:20. O incêndio em Lapela (11:35) está com várioas frentes activas e a ser combatido com material sapador. O incêndio do Mezio / Travanca foi declarado dominado pelas 11:22.

Fica a nota de não sabermos nada sobre a situação do incêndio na Serra Amarela para além da lacónica declaração de que lavra em várias frentes. É de assumir que este verdadeiro «black-out» de informação surje devido ao facto de o incêndio ter já atingido a Mata do Cabril.

Sem comentários: