quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Actualização dos incêndios no PNPG (XVII)

Com três dos quatro incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês a emcabeçar uma lista de fogos florestais a nível nacional, as forças no terreno preparam-se para mais um dia de difícil luta.

A situação operacional pelas 8:25 é a seguinte:

- Incêndio de Vilarinho da Furna: permanece activo o Plano Municipal de Emergência de Terras do Bouro. Às 3:00 o incêndio encontrava-se com 4 frentes activas, reduzindo-se para 3 pelas 6:08 e para 2 frentes activas às 8:23. No terreno encontram-se 10 bombeiros e 5 elementos da Força Especial de Bombeiros, num total de 15 operacionais apoiados por 3 veículos. O Posto de Comando encontra-se situado na aldeia de Brufe.

- Incêndio da Calcedónia: às 8:27 o incêndio mantinha-se com 2 frentes activas (situação que se mantém desde as 10:20 do dia 11 de Agosto). No terreno encontram-se 59 bombeiros, 43 elementos da Força Especial de Bombeiros e 3 elementos do Grupo de Análise e Uso de Fogo, num total de 105 elementos todos apoiados por 34 veículos operacionais. O Posto de Comando está situado na estrada para a Pedra Bela.

- Incêndio do Mezio/Travanca: às 6:37 o incêndio estava com uma frente activa e o combate a evoluir favoravelmente. No terreno encontram-se 65 bombeiros, 4 elementos do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR e 10 elementos da Equipa de Sapadores Florestais, num total de 79 operacionais apoiados por 12 veículos.

- Incêndio de Lapela: pelas 5:27 o incêndio mantinha-se com 3 fentes activas (situação que se mantém desde as 18:38 do dia 11 de Agosto). No terreno estão 5 bombeiros e 4 elementos da Equipa de Sapadores Florestais, todos apoiados por 2 veículos operacionais.

- Incêndio do Soajo: incêndio com 3 frentes activas pelas 5:59 (mantendo-se desde as 19:47 do dia 11 de Agosto). No terreno estão 19 bombeiros e 5 elementos da Equipa de Sapadores Florestais, num total de 24 operacionais apoiados por 5 veículos e um helicóptero Kamov.

Assim, estão a combater os incêndios no Parque Nacional 176 bombeiros, 4 elementos do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR, 39 elementos da Força Especial de Bombeiros, 14 elementos das Equipas de Sapadores Florestais e 3 elementos do Grupo de Análise e Uso de Fogo, num total de 236 elementos operacionais.

Antena Minho (11 de Agosto): "O governador civil de Braga assegurou hoje que o incêndio que lavra na serra do Gerês, numa encosta sobranceira à vila termal, está globalmente controlado, embora com focos ativos junto à barragem da Caniçada."

Jornal de Notícias (10 de Agosto): Chamas sem tréguas na Peneda-Gerês

Sem comentários: