terça-feira, 10 de agosto de 2010

Actualização dos incêndios no PNPG (V)

Actualização às 11:29 - pelas 11:07 chegava ao local o Governador Civil do Distrito de Braga (que certamente foi lá para ajudar a apagar o incêndio...). Só lá faltam os altaneiros que aparecem na televisão com as suas fardas todas limpinhas e cheias de medalhas, enquanto que os desgraçados dos bombeiros gastam todas as energias que têm e as que não têm para salvar a floresta. Às 11:28 o incêndio estava com uma frente activa, combate a evoluir favoravelmente.

Actualização às 11:01 - pelas 10:57 foi accionado avião bombardeiro pesado Canadair.

Actualização às 10:50 - pelas 9:55 encontra-se a caminho do local terceiro avião bombardeiro pesado Canadair espanhol. Às 10:15 o incêndio mantinha-se com uma frente activa.

No terreno encontram-se 28 bombeiros, 8 elementos do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR, 20 elementos das Equipa de Sapadores Florestais e 6 outros elementos num total de 57 operacionais, auxiliados por 12 veículos operacionais, 1 Helicópteros de Ataque Inicial, 1 Helicóptero Bombardeiro Pesado Kamov e 3 Aviões Bombardeiros Pesados Canadair.

Ontem a principal preocupação era impedir que as chamas atingissem a Mata do Cabril, uma importante reserva biogenética do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Por esta hora pergunta-se qual o significado da chegada de um terceiro Canadair?

Fotografia © Rui C. Barbosa

Sem comentários: