sábado, 28 de agosto de 2010

O património perdido da Peneda-Gerês (XXXIX)

Um outro exemplo de um património que não estará perdido...

A Casa do Guarda de S. Miguel de Entre-Ambos-os-Rios, ou Casa de Rebordinhos como também é conhecida, constitui um núcleo museológico com o objectivo de preservar as tradições locais e incentivar o seu estudo. Através de um percurso pela história da freguesia e da região, com recurso a imagens, palavras e objectos, este núcleo museológico procura dar a conhecer a vida tradicional local.

Esta casa foi onstruída em finais dos anos 40 do Século XX pelos Serviços Florestais e entre 1950 e 1977, foi utilizada como residência do guarda florestal responsável pela vigilância da zona demarcada como Perímetro Florestal da Serra Amarela. Mais tarde, e já sobre a gestão dos serviços do Parque Nacional da Peneda-Gerês, optou-se pela sua reutilização como sede do núcleo museológico.

Este núcleo museológico resultou do esforço dos serviços do Parque Nacional, da Junta de Freguesia e da população de S. MIguel de Emtre-Ambos-os-Rios.

Todos os objectos expostos bem como outros conservados em depósito, foram cedidos pela população da referida freguesia.

A visita ao núcleo museológico pode ser feita através de contacto com a Junta de Freguesia de S. Miguel de Entre-Ambos-os-Rios ou com o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A Casa Florestal de S. Miguel de Entre-Ambos-os-Rios (Casa de Rebordinhos) está situada a 41º 58'59N - 8º 18'19O e a uma altitude de 154 metros (GPS).








Fotografias © Rui C. Barbosa

3 comentários:

Alice Lobo disse...

Viste o Museu ?

Rui C. Barbosa disse...

Olá Alice!

Não tive oportunidade, mas assim que for percorrer um dos trilhos lá por perto (ou mesmo o trilho de Entre-Ambos-os-Rios) irei tentar visitar o núcleo museológico!

Alice Lobo disse...

Depois diz me a tua opinião sobre o "núcleo museológico". existem bons trilhos para se fazer naquela zona.