Como já referi esperava encontrar a casa destruida pelo fogo e ao princípio assim parecia pois um grande edifício construído na vizinhança foi totalmente devorado pelas chamas. Felizmente, a zona em redor da Casa Florestal de Entre-os-Outeiros não foi afectada. No entanto, o cenário com que me deparei foi sem dúvida deprimente. A casa está quase coberta de vegetação com as silvas a entrar pelas portas e janelas. O seu interior destruído e vandalizado como vem sendo norma na maioria destas casas no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Nesta dia visitei ainda as Casas Florestais de Coriscadas e Cainheiras, e localizei a casa da Portelinha que fica a aguardar uma visita.
A Casa Florestal de Entre-os-Outeiros está localizada a 41º 53'17N - 8º 17'09O e a uma altitude de 692 metros (GPS).
5 comentários:
Força, continue com estas divulgações.
Boas! Permita-me um acrescento
Casa de Vilar Soente:
C.m. N.º 17
41º 52´09" N ; 8º 18´27" W
Casa de Ramil:
C.M. N.º17
42º51´25" N ;8º 14´39" W
Casa do Mesio:
C.M. N.º 17
41º 53´08" N ; 8º 18´43" W
Casa da Junqueira:
C.M. N.º 16
41º 54´55" N; 8º 19´40" W
Casa de padrão (sistelo):
C.M. 8
41º 58´44" N; 8º 21´09" W
Casa da chão da armada (sistelo):
C.M. N.º 8
41º 58´05" N; 8º 22´20" W
Tenho fotos mas a qualidade não é nada de especial, por isso deixo uma ponta de curiosidade para as visitarem...;)
P.S. Uma pequena correcção: Casa de Vilela Seca e não Vila Seca e a de Adrão é conhecida por casa da Coroa.
Abraço
Viva Jacinto,
Obrigado pelas coordenadas!! Suponho que exceptuando a Casa do Mezio, as restantes encontram-se fora dos limites do Parque Nacional da Peneda-Gerês, de qualquer das formas, e aproveitando a ajuda do Jacinto em relação às coordenadas, irei mais tarde fazer referência às mesmas.
Um abraço!
Pois, também tenho dúvidas em relação às de Sistelo...
Relativamente às de ramil, Junqueira e à de paradela, estão nas mesmas circunstâncias que a da Lombadinha, ou seja nos limites do estradão que marca a "fronteira" do PNPG!
As outras, mera curiosidade pela localização e paisagem dado a proximidade das mesmas.
Relativamente às de Sistelo, lembrei-me agora de uma conversa com o Guarda da Chão da armada, que afirmava e bem que não faz parte do PNPG. Não deixa no entanto de ser curioso que apesar das características de Sistelo, no que diz respeito à interacção do Homem com a natureza,etc, tenha sido excluído do PNPG. Uma breve referência também, ao vale do rio Vez, e à branda de real, aconselho a visita, e que me "explicassem" o porquê de não estar incluído no PNPG...não percebo, é uma zona que não deixa de me espantar....
Abraço
P.S. tentei entrar no Ramiscal.....quase saio de Kamov...:(
Viva Jacinto,
Lembro-me em tempos de haver uma proposta para se alargar a área do PNPG para a zona da nascente do Vez. Não sei se isso algum dia irá avante.
Abraço!
Enviar um comentário