domingo, 30 de junho de 2024

Trilhos PNPG - O Trilho do Mezio e o Trilho da Floresta

Esta foi uma curta caminhada pela magnífica Mata do Mezio que juntou partes do traçado de duas pequenas rotas ali existentes: o Trilho (Interpretativo) do Mezio e o Trilho da Floresta.

O Trilho (Interpretativo) do Mezio percorre parte da Mata do Mezio tendo início em frente da Porta do PNPG do Mezio. Infelizmente, a aberração que construiram naquele local com a colocação de uma vedação em torno de parte da mata corta o acesso a parte do percurso e a inexistência de sinalética faz com que se tenha de procurar uma outra opção para fazer o percurso e que passa por seguir pela estrada em direcção a Travanca e depois virar à direita até encontrar a sinalética do percurso.

O percurso apresenta-nos uma grande diversidade de espécies vegetais, fruto da intervenção dos Serviços Florestais, mas também é muito rico pelo seu património arqueológico, nomeadamente, diversos monumentos funerários pré-históricos, antas e mamoas, observando-se ainda elementos de uma ocupação humana mais recente ligada à economia agropastoril, nomeadamente, um curral e as ruínas de uma branda de gado.

O Trilho da Floresta tem o seu início no parque de estacionamento da Porta do Mezio e segue pela floresta por um carreiro paralelo à estrada que liga a Soajo, até chegar junto do Centro Hípico do Mezio. Aqui, o percurso cruza a estrada e inicia uma subida para encontrar um estradão florestal que liga ao Gião e segue-se o estradão em direção ao ponto de início, passando por um sítio de interesse arqueológico onde encontramos o Complexo de Arte Rupestre do Gião. Pelo caminho observa-se a abandonada Casa do Mezio, um complexo turístico financiado pela União Europeia com uma gestão ruinosa e que agora serve de abrigo para o gado que pasta nas redondezas.