sábado, 1 de junho de 2024

Serra do Gerês - Entre a Pedra Bela, o Vale de Teixeira e o Junco

 


Este percurso levou-nos desde a Pedra Bela até ao Vale de Teixeira, seguindo inicialmente por parte do traçado do Trilho dos Currais, mas deixando-o no Curral da Lomba do Vidoeiro.

O dia trazia o calor de Primavera e convidava a um agradável mergulho nas águas cristalinas do Rio de Teixeira (o rio dos muitos nomes). Assim, deixando a Pedra Bela num rebuliço de pré-estio, seguimos em direcção ao Curral de Espinheira, ladeando-o pelo Norte inicialmente usando o caminho florestal, mas depois enveredando por um velho carreiro por entre a vegetação. Este carreiro vai levar-nos ao topo do Vale de Salgueiros, voltando ao traçado do Trilho dos Currais que seguimos até à Lomba do Vidoeiro passando pelo Curral da Carvalha das Éguas na Chã da Carvalha das Éguas.


No Curral da Lomba do Vidoeiro, flectimos à direita para Poente e seguimos o carreiro que nos levará às primeiras vistas do Vale de Teixeira. A imensa paisagem mostra-nos o alto de Borrageiro e o alto das Rubias, além das imensas corgas que se abrem para o magnífico vale.

Descendo a Encosta da Boca do Suero, seguimos então para o Curral de Teixeira, onde pretendíamos parar para o almoço. Um grupo de chegara antes rompia a tranquilidade do local e a pacatez da lagoa nas imediações e assim, após uma agradável conversa com os vezeireiros presentes no local, decidiu-se seguir para o Curral do Camalhão. Caminhando «à sombra» do Alto das Rubias, passamos o Camalhão de Baixo e chegávamos ao curral com a sua fonte de água fresca que ajudou a acalmar o calor e a saciar a sede.

Uma agradável brisa brincava por entre os ramos dos velhos carvalhos e depressa arranjou-se uma sombra onde desfrutar do almoço montanheiro.


Após um descanso, e decididos a enfrentar o calor que se instalava para a tarde, seguimos na direcção do Junco, vencendo o tranquilo declive e ganhando uma magnífica perspectiva que se abria para o vale do Rio Gerês da mesma forma que nos oferecia outra paisagem do Vale de Teixeira. Passando o Junco e a Cabeça da Boca do Suero, descíamos então pelos fraguedos através de velhos carreiros que nos levariam de novo ao Curral da Lomba do Vidoeiro. Daqui, seguimos de novo para a Chã da Carvalha das Éguas e, seguindo o traçado do Trilho dos Currais, descíamos o Vale de Salgueiros e passávamos o Curral de Espinheira, chegando de novo ao ponto de partida após 12,2 km e D+ 442 m.






Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: