O Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês (PR14 TBR) tem início no Miradouro da Ermida, uma aldeia serrana de vocação agro-pastoril, de onde se vislumbram os maciços da Serra do Gerês, a vida da aldeia, a paisagem rural e os elementos históricos e da arquitetura tradicional num panorama de prodigiosa beleza.
O percurso atravessa a Ponte do Arado, construída em 1936, que possibilita a passagem para o alto da serra, nas proximidades da Cascata do Arado. Ao longo do percurso é possível observar três currais: Malhadoura, Portos e Cortes, criados para a prática do pastoreio da vezeira (condução do gado para a serra alta, durante dias ou semanas, consoante o número de cabeças que possuem).
Além destes pontos, o trilho deve o seu nome, ao sobreiral de 200 hectares que se destaca na paisagem montanhosa, localizado numa encosta virada a sul, sobranceira ao Rio Arado e Fafião, entre as cotas 290 e 760 m de altitude.
Com igual ponto de partida, há a possibilidade de fazer um percurso alternativo de 6 km, com passagem pelo Miradouro da Fraga do Justo, Cascata da Rajada e Miradouro da Vela.
O folheto do PR14 pode ser descarregado aqui e o traçado em gpx pode ser obtido aqui.
A realização completa (ou quase) deste percurso dá-nos duas experiências bem distintas: a verdadeira aventura de percorrer o percurso 'Alternativo' é contrastada pela enfadonha caminhada pelos caminhos abertos pelos Serviços Florestais que acabam por ligar pontos de interesse ao longo do traçado.
Assim, iniciando o percurso junto do Miradouro da Ermida segui as marcações que me levaram a atravessar a pequena aldeia minhota e começando uma subida que me levou até junto da Poça de Entre Regadinhos e que depois ladeia o Alto da Vela, descendo para a Encosta do Recanto e passando perto da Pala das Relvas. Atravessando a Ribeira da Feixa da Escudela na Ponte das Relvas à vista da Quina da Guardunha, o caminho segue em direcção de Figueiredo, seguindo depois pela Encosta do Sobreiral e passando na Nascente de Fradelos, chegando então à estrada entre a Ermida e Fafião (em Fradelos). O percurso segue por umas centenas de metros o traçado da estrada até iniciar a subida pela Encosta de Fradelos, passando a Chã do Galhado e seguindo pelo Alto Pequeno de Galhado, Chã da Cabeça e Sesta de Galhado.
O traçado do PR14 leva-nos a passar perto do Curral das Cortes e segue depois para a Tribela, onde entronca com o traçado da GR50 Grande Rota da Peneda-Gerês. A paragem para um merecido descanso e almoço ocorreu no Curral dos Portos seguindo depois para a Malhadoura, Ponte do Rio Arado e seguindo depois à sombra da Roca para o Alto da Carvalhinha já a descer para a Ermida onde terminaria a jornada.
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário