terça-feira, 30 de agosto de 2016

Os números do resgate nas Minas dos Carris


Em pouco tempo já muito se falou sobre o número de operacionais envolvidos no mais recente resgate nas Minas dos Carris.

A comunicação social adiantou que estiveram envolvidos 39 operacionais, entre bombeiros e elementos do GIPS. Estes números foram também apontados pelo Presidente da Câmara Municipal de Montalegre que se apressou a dizer que não podem haver almoços grátis no que diz respeito a resgates desnecessários.

No entanto, a verdade dos números de operacionais envolvidos neste resgate foi bem diferente.

Assim, apenas terão ido às Minas dos Carris 3 militares do GIPS numa primeira fase e foram estes os primeiros militares a abordar a vítima. Pouco tempo depois chegaram 2 elementos do INEM, que na altura definiram que era aconselhável, pelos sintomas que apresentava a vítima, fazer a evacuação com o meio aéreo. Porém, esta evacuação só poderia ser feita de manhã, porque o helicóptero Kamov que dava para aquela altura não o pode fazer porque não existe tripulação nocturna e muito menos homologação para tal! Juntamente com os elementos do INEM chegaram 4 Bombeiros. 

Vinte minutos após a chegada da equipa do INEM, chegou uma equipa do GIPS em apoio com 5 militares. Atendendo a que a vítima seria transportada de helicóptero  (por indicação do enfermeiro do INEM), a segunda equipa GIPS com 5 elementos acabaria por desmobilizar.

Assim, o total de elementos nas Minas dos Carris era de 14.

Uma equipa de 6 elementos do GIPS e 8 Bombeiros de Montalegre (dos quais 2 elementos do Comando) aguardaram na zona da Lagoa do Marinho, esperando a confirmação de haver a necessidade de se dirigirem ou não às minas, caso fosse para transportar em maca. Neste cenário, nunca 20 elementos o colocavam na Portela do Homem em menos de 4 a 5 horas.

Assim, temos 13 GIPS, dos quais apenas 8 se dirigiram às Minas dos Carris, mais 2 elementos do INEM e 12 Bombeiros.

Sem comentários: