terça-feira, 9 de agosto de 2016

AMO Portugal na vigilância do PNPG


A 'AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal' é uma associação que foi criada por elementos da coordenação nacional do “Limpar Portugal” que a 12 de Março de 2010, juntou 100.000 voluntários que num sábado de chuva recolheu 50.000 toneladas de resíduos indevidamente depositados na Natureza.

A AMO Portugal e na consequência do grande incêndio que devastou a Serra do Gerês em Agosto de 2010, (album de fotos de Daniel Antunes) decidiu promover uma iniciativa de prevenção e vigilância de incêndios florestais no PNPG que vai no já no seu 6º ano consecutivo.

Esta iniciativa conta desde essa data com mais de 500 voluntários inscritos, dos quais mais de 200 reuniram as condições para poderem dar o seu contributo na defesa de um património natural único em Portugal.

Os voluntários vindo dos 4 cantos do país e alguns estrangeiros integram patrulhas (2 a 4 elementos) que percorrem anonimamente os trilhos seculares da serra, estando atentos a qualquer sinal de ignição ou atitudes menos negligentes de alguns visitantes do PNPG, caso se verifique alguma situação anómala reportam a situação para as entidades que colaboram (PNPG, SEPNA-GNR e Protecção Civil).

Estes voluntários apenas contam com o apoio institucional da AMO Portugal na orientação e coordenação nos trilhos a serem percorridos, com a gratuitidade do alojamento em 3 parques de campismo da área do PNPG (Parque de Campismo da Cerdeira, Parque de Campismo do Vidoeiro, Parque de Campismo de Lamas de Mouro).

Segundo Carlos Evaristo da AMO Portugal a cada ano que passa o numero de voluntários tem vindo a diminuir, apesar da comprovada eficácia com a detecção de algumas ignições que levaram a uma rápida intervenção dos operacional de combate.

Solicita-se a todos os que amem a natureza e que reúnam condições para percorrerem entre 10 a 15 km pelos trilhos do PNPG (ás vezes em condições duras) que se inscrevam no site da AMO Portugal, ou mais directamente através link da coordenação local da organização no PNPG.

Sem comentários: