quarta-feira, 10 de agosto de 2016

O excursionista domingueiro


Em 2007 fiz parte de um grupo não formal designado 'Natureza Para Todos' que surgiu no fulgor da luta contra as taxas que o então governo queria implementar para os pedidos de autorização para a realização de actividades de visitação nas áreas protegidas.

Com o lema 'Regras Sim, Taxas Não!', o grupo tinha como ulterior objectivo terminar com essas taxas e de facto permitir que a Natureza fosse gozada por todos. O nome do grupo continua a ser um dos meus lemas, pois sem dúvida que a montanha e a Natureza são para todos!

Porém, o sufruto da Natureza não pode ser uma actividade de lazer leviana. Tem os seus riscos, as suas regras e todos que pretendem fazer usufruto da vivência ao ar livre devem ter em conta que a caminhada na montanha não é um passeio no jardim. Quase que se pode dizer, em contra-ciclo ao que acabei de escrever, que 'estas actividades não são para todos'.

A caminhada de montanha, o trekking, o pedestrianismo, etc. são actividades que em certo ponto vão exigir, mais cedo ou mais tarde, um esforço físico e acima de tudo um esforço psicológico para os quais devemos estar devidamente preparados.

O artigo escrito em Castelhano "Peligro: excursionista dominguero", alerta-nos para as pessoas que vêm estas actividades como o tal passeio domingueiro no jardim e deve ser lido com atenção.

Sem comentários: