sábado, 27 de agosto de 2016

Fafião


Fafião é o primeiro bastião Transmontano que encontramos após atravessar a fronteira que divide o Minho e Trás-os-Montes.

Pertencente ao concelho de Montalegre, Fafião é famosa pelas suas paisagens agrestes que se podem percorrer seguinte o Trilho da Vezeira de Fafião, um percurso não aconselhado a corações mais sensíveis quer pela sua beleza, quer pela sua perigosidade.

Em Fafião podemos visitar o seu singelo Fojo do Lobo, as pontes sobre o Rio Toco e o pólo do Ecomuseu de Barroso dedicado à vezeira.

Segundo José Dias Baptista, em "Toponímia de Barroso", 2013, a origem do topónimo 'Fafião' "radica em Fafila, nome pessoal já documentado em -915, D.C. 21, pelo genitivo Fafilani Fafião. Ao contrário do que por vezes se afirma não são os nomes terminados em ane, na antroponímia, que resultam em ão; chegam a ão os que terminam em ani.

Não queria deixar de referir um casal existente na freguesia de Salto que se chama Fáfia. Creia tratar-se da mesma raz, Fafila, com uma evolução de sentido normal. Aqui se reproduz a afirmação da tónica Fá por influência tardia de Fafes e Fafe. Não me admiraria que o nome se devesse ao fidalgo Fafila Luci (Fafes Luz) por ser ascendente de outro nobre da mesma linhagem que aí se aposentava e ao qual os saltenses chegaram fogo ao poço onde dormia, talvez por estarem cansados de o aturar e dos gatos que com ele e com a comitiva faziam. Falam desse facto as INQUIRIÇÕES: -1258 «...dixit quod Dominus Rex est patronus (de Salto) et habet ibi palatia et arsserunt quando ibi Godinus Fafiz»."

Sem comentários: