quarta-feira, 28 de junho de 2023

Outros trilhos - Trilho do Monte do Merouço (PR2 PVL)

 


Terminado o Trilho do Ribeiro Queimado, e ainda com algum tempo, decidi continuar a caminhar e percorrer o Trilho do Monte do Merouço.

O Trilho do Monte do Merouço é um percurso de Pequena Rota com uma extensão de 3,5 km com princípio e fim da aldeia de Carreira.

O principal ponto de interesse do percurso é o conjunto granítico no tipo do Monte do Merouço e a fabulosa paisagem que apresenta. Porém, tal como aconteceu com o Trilho do Ribeiro Queimado, o percurso está a necessitar de uma manutenção e limpeza.

A informação sobre este percurso pode ser obtida aqui e os tracks para GPS aqui e KMZ aqui


O PR2 – Monte do Merouço inicia-se na aldeia de Carreira, freguesia de Sobradelo da Goma. Segue-se por um caminho de terra batida até encontrar a interseção do PR3 – Ribeiro Queimado. Um pouco mais à frente, aproveitando um antigo trilho de montanha, utilizado por agricultores e pastores, atestado pelas calçadas e os extensos sulcos resultantes de uma intensiva utilização dos carros de bois, é convidado a uma desafiante ascensão até ao ponto mais elevado deste percurso, ficando petrificado com tamanha beleza paisagística. Ultrapassando esta encantadora perspetiva, é tempo de aventurar-se na travessia de inúmeras fendas entre os gigantescos monolíticos graníticos, numa extensão de aproximadamente 150 metros.

Superado este desafio, o caminho desemboca no Miradouro da Pedra Bolideira onde pode recompor as energias perante a harmoniosa e sedutora paisagem, adornada pelas Serras do Carvalho, São Mamede, Cabreira e pelo imponente e inconfundível maciço granítico do Gerês, que nos traz para o primeiro plano o Pé de Cabril, Meda de Rocalva, Roca Negra, Roca de Pias e o Alto do Borrageiro.

O pedestrianista, ainda no Miradouro, pode testar a sua força ao tentar movimentar a Pedra Bolideira apenas com um dedo. Trata-se de um enorme bloco granítico que pesa aproximadamente 3000 kg. Boa sorte!

A partir daqui, o percurso começa a descer em direção a uma floresta encantadora e termina com a travessia da Aldeia Turística de Carreira.













Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: