terça-feira, 6 de junho de 2023

Serra do Gerês - Das Rocas à Rocalva

 


Esta caminhada levou-me desde o entroncamento das Rocas para o Arado, até ao Curral da Rocalva.

Seguindo inicialmente pela estrada florestal do Arado, passei por Malhadoura, Curral dos Portos, Tribela e Ponte de Servas, antes de chegar a Pinhô, enveredando depois por um carreiro através do bosque que me levou até ao traçado do Trilho da Vezeira de Fafião.

Seguindo encosta acima, chegava a Pousada e daqui seguia para o Curral dos Bicos Altos, entrando depois na Corga de Carnicente na busca de uma passagem para o caminho até Pradolã. As mariolas por lá andavam, escondidas, e pouco a pouco fui subindo a encosta até chegar ao caminho. Daqui, foi num instante que cheguei a Pradolã engalanado com as bolas-de-algodão que lhe dão o nome.


Deixando Pradolã para trás, segui para o Estreito, Curral do Vidoeirinho e finalmente o Curral de Rocalva que nas suas zonas mais húmidas também estava coberto de bolas-de-algodão.

Encetando o regresso, segui para o Curral do Cando e depois percorri a Encosta do Cando, chegando ao topo da Corga de Giesteira já à sombra da Arrocela. A parte final do percurso fez-se passando pelo Curral de Coriscada (Portelos) e descendo a Corga do Urso para chegar ao Miradouro da Cascata do Arado, seguindo então para o ponto de partida.

Algumas fotografias do dia...


























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: