domingo, 25 de junho de 2023

A localização do Salto do Lobo e da Corga de Lamalonga

 


Este texto já foi publicado neste blogue, sendo, no entanto, actualizado para melhor compreensão da localização destes topónimos na Serra do Gerês

O Salto do Lobo (ou Corga do Salto do Lobo) foi o local onde o volfrâmio foi encontrado "… por simples inspecção de superfície... " por Domingos da Silva, de Outeiro - Montalegre, em Junho de 1941. A partir daqui, foram-se desenvolvendo os trabalhos de prospecção, primeiro na exploração do aluvião e mais tarde na exploração em profundidade do que ficaria designado por "filão Salto do Lobo", dando assim origem às Minas dos Carris.

A zona tem este topónimo porque, segundo as histórias, terá sido naquele local onde um lobo terá saltado a corga para fugir a uma caçada.

Ora, mais tarde, tanto nas cartas topográficas elaboradas em 1949 como em 1991, a localização do Salto do Lobo leva a uma interpretação errada da sua localização, com muitos a referir que este está localizado no topo, ou na zona superior, da Corga de Lamalonga.





A imagem em cima (Fotografia © Rui C. Barbosa - Todos os direitos reservados) mostra o Salto do Lobo em Agosto ou Setembro de 1942. Esta fotografia mostra a área superior do Salto do Lobo e as duas setas em cima indicam a Corga da Carvoeirinha enquanto a letra “b” indica a Lama da Carvoeira ou Carvoeirinha. O desnível no fundo da Lama da Carvoeirinha é assinalado pela letra “c” colocada sobre a parede de rocha aprumada onde se inicia a Corga do Salto do Lobo. Finalmente, a seta em baixo assinala o princípio da corga.

A imagem seguinte mostra-nos uma secção da Folha 31 da Carta Militar de Portugal dos Serviços Cartográficos do Exército com trabalhos de campo de 1949. A área oval indica a localização do Salto do Lobo...


A imagem seguinte mostra-nos uma secção da Folha 31 da Carta Militar de Portugal dos Serviços Cartográficos do Exército com trabalhos de campo de 1991. A área oval indica a localização do Salto do Lobo...


A localização do Salto do Lobo está bem definida na seguinte figura que mostra um desenho da linha de água que passa na Corga do Salto do Lobo que juntamente com um comentário fotográfico, integrou uma reclamação de Domingos da Silva datada de Setembro de 1942 relativamente à pretensão de outra empresa de levar a cabo explorações mineiras naquela área (Fotografia © Rui C. Barbosa - Todos os direitos reservados).


Ainda uma imagem obtida no Google Earth e onde está assinalada a localização correcta do Salto do Lobo (Fotografia © Rui C. Barbosa - Todos os direitos reservados).


Espero assim sanar as dúvidas sobre a localização correcta do Salto do Lobo e da Corga de Lamalonga.

Sem comentários: