domingo, 18 de junho de 2023

Serra do Gerês - Das Caldas do Gerês ao Campo do Gerês preparando a chegada do Verão

Caminhada entre as Caldas do Gerês e o Campo do Gerês tirando partido do ar fresco da manhã, no preparativo para a chegada do Verão.

Iniciei a caminhada no Zanganho junto da Cascata das Caldas (ou Cascata do Zanganho), seguindo nos metros iniciais pelo traçado da Grande Rota da Peneda-Gerês. Depois, e seguindo um caminho florestal, passei abaixo da Chã da Pereira, continuando até ao Miradouro de Fonte-à-Mão / Mirante Velho.

Após percorrer por algumas dezenas de metros a Estrada das Voltas de S. Bento na direcção das Caldas do Gerês, iniciei a subida para a Casa Florestal de Lamas seguindo pela Encosta de Lamas até chegar à Chã de Lamas, entrando novamente no traçado da Grande Rota da Peneda-Gerês.

Seguindo pela Chã de Banhadouro, chegava mais adiante ao Miradouro de Junceda e Chã de Junceda, descendo então para o Campo do Gerês seguindo pela Chã do Salgueiral através da GR50.

Estava assim pronto para a grande caminhada do Solstício de Verão!

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)