segunda-feira, 5 de junho de 2023

Serra do Gerês - Da Assureira à Bela Vista e ao Campo do Gerês

 


Esta caminhada levou-me da Assureira ao Campo do Gerês num dia quente a anunciar o Verão.

Começando na Assureira, a pouca distância das Caldas do Gerês, segui por uma antiga estrada florestal que se inicia na encosta de Lama Verde pela encosta do Penedo Redondo, chegando à antiga Casa Florestal da Bela Vista. Daqui, seguindo a velha estrada, cheguei à enorme conduta que desce a encosta até à Central Hidroeléctrica de Vilarinho das Furnas e tomei o rumo da sua longa escadaria para chegar à Estrada das Voltas de S. Bento.




Percorrendo a Estrada das Voltas de S. Bento por algumas dezenas de metros, segui então por um carreiro que me levou ao Miradouro das Voltas de S. Bento e daqui fui atalhando por carreiro entre troços da estrada até chegar à recta do Escuredo, seguindo então para o Vale do Vidoeiro e tomando um caminho florestal para passar junto do Cabeço de Mouroselos, seguindo pela Queimada e Encosta de Lamas até à antiga Casa Florestal de Lamas.

Chegando à Chã de Lamas, segui o traçado da Grande Rota da Peneda-Gerês até chegar ao Miradouro de Junceda e depois à Casa Florestal de Junceda. Seguindo na direcção do Campo do Gerês, atravessei a Chã de Lamas e cheguei ao Salgueiral, flectindo então à direita para descer para o Curral de Bostelo.

Chegado ao Curral de Bostelo, segui em direcção da Silha do Corro do Velho e daqui para o Campo do Gerês.




























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: