quinta-feira, 1 de junho de 2023

Trilhos seculares - O Alto do Borrageiro e a Lomba de Pau

 


A caminhada pelos velhos carreiros de montanha foi dedicada à fauna, flora e história da Serra do Gerês, com uma subida ao Alto do Borrageiro e passagem pelo Curral de Lomba de Pau com as suas enigmáticas ruínas.

Como muitas outras, a caminhada começou na Portela de Leonte junto da antiga Casa Florestal de Leonte, seguindo-se pela secular calçada até à Chã do Carvalho. Daqui, ao Prado do Vidoal e depois para o Colo da Preza sobre o Vale de Teixeira. Continuando a subida, chegava à Chã da Fonte de depois Fonte da Borrageirinha já a caminho do Arco do Borrageiro e caminhando por rocha nua.



Com um dia ameno, a chegada ao Alto do Borrageiro foi feito com uma leve brisa que acalmava a pele. Após uma curta paragem, descida para a Lomba de Pau. Aqui, limite do perímetro do velho Gerês Florestal, encontramos o usual forno pastoril e não muito afastado o que me parecem ser os restos de um outro abrigo pastoril ou então o que resta de uma construção megalítica.

Após uma nova paragem, regressei à Portela do Homem seguindo para a Fonte da Borrageirinha pelas Lamas de Borrageiros e encetei a descida para a Preza passando pelo Enfragadouro, descendo depois para o Prado do Vidoal.

Ficam algumas fotografias do dia...





























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: