domingo, 4 de junho de 2023

Serra da Peneda - O regresso ao Outeiro Alvo

 


Regresso ao Outeiro Alvo, Serra da Peneda, após muitos - demasiados - anos de ausência, numa caminhada de quase 7 km que se iniciou perto da Branda da Bouça dos Homens.

Tomando o traçado do Trilho da Peneda e subindo pela Volta da Asnela pelo Caminho de Currelos, vamos passar a Volta dos Picotos (onde poderíamos seguir para o Pântano), continuando para as imediações da Fraga da Arinha ou do Barroco, seguindo até à Fraga das Portas.



Não havendo caminho bem definido neste ponto, temos de tomar atenção às mariolas ali existentes e, sabendo a direcção a tomar, seguir o tímido caminho que se desenha por entre a vegetação. O carreiro vai ladeando a Corga dos Dois Penedinhos, passando pela Fraga dos Dois Penedinhos até chegar a uma chã próxima da Fraga do Marvidal e do Poulo das Abrótegas.

Com a velha torre de vigia já à vista, subimos então em direcção a nosso objectivo e chegamos finalmente ao Outeiro Alvo que nos permite uma magnífica panorâmica para Lamas de Mouro e para o Vale do Rio da Peneda, abrangendo a Serra da Peneda e as lonjuras do Planalto de Castro Laboreiro.

Apesar de haver a ideia de se fazer a descida na direcção do Coto do Corno e dos Cotos de Cidadelha e depois para a estrada, a aproximação de nuvens de trovoada fez-nos regressar pelo mesmo caminho (ou quase) até ao ponto de partida.

Após a caminhada, um brunch na Tasquinha O Tchocalho, Sra. da Peneda, que merece sempre uma visita pela simpatia com que recebe os seus clientes.

Ficam algumas fotografias do dia...














Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: