quarta-feira, 28 de junho de 2023

Outros trilhos - Trilho do Ribeiro Queimado (PR3 PVL)

 


Neste dia decidi rumar à Póvoa de Lanhoso e percorrer o Trilho do Ribeiro Queimado com início e fim da aldeia de Carreira.

O Trilho do Ribeiro Queimado (PR3 PVL) é um percurso de Pequena Rota com uma extensão de 8 km. 

Desenrolando-se na freguesia de Sobradelo da Goma, o percurso leva-nos por uma paisagem humanizada, sendo o seu principal ponto de interesse a zona ribeirinha próxima do Parque de Lazer do Pontão. Aliás, esta parece ser a única parte do percurso que merece atenção no que diz respeito à limpeza de matos, parecendo o restante (exceptuando as zonas habitadas) abandonado e a necessitar de uma limpeza.

A informação sobre este percurso pode ser obtida aqui e os tracks para GPS aqui e KMZ aqui



Iniciando-se na aldeia de Carreira, e depois de percorridos aproximadamente 250 metros num caminho de terra batida até à separação do PR2 – Monte do Merouço, inicia-se uma longa descida com vistas soberbas para alguns lugares cravados nas meias encostas das serranias circundantes. Já na base da montanha, atravessa-se um pontilhão sobre o caudaloso Ribeiro Queimado e calcorreia-se umas calçadas em direção à capela de Santo António.

Saindo deste local de culto, o trilho ruma em direção ao Parque de Lazer do Pontão onde pode apreciar-se a simbiose entre a serena e cristalina água do rio Ave e a luxuriante vegetação ribeirinha, excelente convite para banhos refrescantes e relaxados.

A partir daqui, e atravessando um frondoso carvalhal, o percurso dirige-se à igreja paroquial de Sobradelo da Goma, seguindo pela Av. da Igreja e pelos lugares de Souto Velho, Outeiro e Alcouce, onde pode conviver-se com as afetuosas gentes locais, arriscando-se a receber um braçado de couves ou uma mão-cheia de laranjas. Neste trajeto pode-se apreciar a arquitetura das típicas oficinas de ourivesaria, símbolo da resistência e preservação da técnica da filigrana que fornecem ao país verdadeiras obras de arte.

Deixando estes lugares, o percurso segue por caminhos rurais até entrar numa rua profundamente decorada com casas de agricultores, capela, moinhos, levadas e ramadas, tudo acompanhado pelos sons e cheiros característicos destes sítios, provocando um choque nos sentidos do pedestrianista ao atravessar a belíssima Aldeia Turística de Carreira.



























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: