sexta-feira, 1 de maio de 2020

Será 'Carris de Fontaiscas' um erro?


No texto "Carris de Fontaiscas, um topónimo geresiano?" interrogo-me sobre a existência ou não deste topónimo na Serra do Gerês?

A verdade é que ao olhar para o mapa desenhado por Camacho Pereira em Julho de 1933, ele surge-nos com alguns erros de localização e referenciação de algumas características daquela zona na Serra do Gerês.

A Folha nº 30 da Carta Militar de Portugal dos Serviços Geográficos do Exército (tanto na sua versão de 1949 como na versão de 1991) não refere este topónimo (na zona assinalada no mapa de Camacho Pereira). Porém, se estivermos atentos à versão de 1991 da Folha nº 31 vemos a referência à Ribeira de Fontaíscos cujas suas linhas de água se iniciam nas encostas sobranceiras à Lomba de Pau e depois descem para o Vale de Maceira. De notar que na versão de 1949 esta linha de água vem referida como Rio dos Vidos.


Ora, ao contrário do mapa de Camacho Pereira, a Ribeira de Fontaiscos encontra-se na vertente nascente do Vale de Leonte (tomando assim como referência uma área maior para ter a inclusão do topónimo 'Carris de Fontaiscas' na análise), enquanto que o topónimo em questão está na vertente poente do referido vale entre a Varziela (Bargiela) e o Pé de Cabril.


Como referi anteriormente, o mapa de Camacho Pereira é a única referência onde encontramos 'Carris de Fontaiscas', na verdade 'Carris de Fontaiscos', e nunca tinha lido ou escutado este topónimo anteriormente.

O mapa em si contém alguns erros de localização e de referenciação de algumas características daquela zona na Serra do Gerês, veja-se por exemplo a posição do Pé de Medela em relação às Albas e ao Cantarelo, entre outros.

Assim, sabemos de Fontaiscos (ou Fontaiscas) é um topónimo que de alguma forma está referido numa fonte oficial (a Folha nº 31 na versão de 1991). Logo, será que Camacho Pereira terá confundido 'Carris de Maceira' ao designá-lo como 'Carris de Fontaiscas'? Por outro lado, se interpretarmos 'carris' como uma zona de passagem, pode em tempos ter sido uma passagem entre a Lomba de Pau e o Vale de Maceira sem haver a necessidade de subir Tábuas e passar por Carris de Maceira e o topo da Corga dos Cântaros para chegar à Lomba de Pau, fazendo aí sentido o topónimo 'Carris de Fontaiscos'.

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: