sábado, 23 de maio de 2020

Trilhos seculares - De Leonte a Fechinhas

Uma bela jornada pelos seculares carreiros na Serra do Gerês entre a Portela de Leonte e o Curral de Fechinhas.

Saindo de Leonte e tomando o carreiro que sobe ao Vidoal, segue-se depois para a Chã da Ruivas via Preza. Da Chã das Ruivas passa-se a Chã da Fonte e Chã das Gralheiras, seguindo depois para Lomba de Pau e Conho. Aqui, vai-se voltar à direita já no início do carreiro para o Ribeiro do Porto das Vacas e desce-se para a Mourisca. O trilho está bem marcado apesar de ser uma passagem com pouco uso. Depois de passar a Fecha da Mourisca, entra-se no longo vale de Fechinhas utilizando um carreiro que segue na margem esquerda do ribeiro e em pouco tempo chega-se ao Curral de Fechinhas com o seu forno pastoril e duas placas que indicam a sua designação; uma das placas tem o topónimo "Fechinhas" e a placa mais recente o nome "Fichinhas". Penso que o topónimo da placa mais antiga será a correcta se este derivar de 'fecha', isto é 'cascata'.

O regresso segui pela margem direita do Ribeiro do Porto das Vacas, antes deste se transformar no Rio da Touça, passando para a sua margem esquerda antes de iniciar a subida que eventualmente me levaria aos Prados da Messe. Daqui, segui em direcção de novo ao Ribeiro do Porto das Vacas e indo em direcção à sua nascente, virei para Lomba de Pau, seguindo depois pelas Gralheiras e encetando a usual descida para a Portela de Leonte via Vidoal.