sexta-feira, 29 de maio de 2020

Serra Amarela - Até às Casarotas e descendo pela Nascente dos Penedos do Carvalhal Branco


Aproveitando o ar fresco da manhã de um dia que iria aquecer muito neste Maio de tardes de céu carregado e cor de chumbo.

Passando a Barragem de Vilarinho das Furnas, segui o traçado da GR34 Grande Rota da Serra Amarela até chegar às Casarotas e subindo o Peito de Gemesura. A rota foi recentemente remarcada e agora torna-se mais fácil o seu percurso, havendo no entanto um ou dois pontos que requerem um olhar mais atento para se encontrar as suas marcações. Esta é uma subida não recomendada a corações fracos e pulmões de fumador. Não recomendada a corações fracos por duas razões: primeira, pela extrema beleza da paisagem que se vai afundando à medida que vamos ganhando horizontes sobre a Serra Amarela e a Serra do Gerês, e enquanto que o Rio Homem aprisionado se torna cada vez mais numa mancha escura na paisagem - as proporções daquilo que vamos tornam-se mais reais à medida que ganhamos altitude e nos apercebemos do nosso lugar naquela imensidão; segundo, a subida requer um esforço físico considerável e este exprime-se no que exigimos da máquina cardíaca - impõe-se um descanso de quando em vez e isso deve ser aproveitado para a contemplação transcendental sem o auxílio de substâncias...




A subida para as Casarotas é feita em duas fases, primeiro vencendo o Peito de Gemesura e depois a própria encosta das Casarotas. É aproveitar e ir olhando para o abismo da Corguinha Má que se abre ao nosso lado. A segunda fase da subida é feita por Candeiró depois de passar pelo curral existente no Chão de Baixo, e depois entramos na Chã do Salgueiral onde encontramos as misteriosas construções de pedra solta.




Deixando agora o traçado da GR34 vamos seguir pelo Poulo do Vidoal atravessando o Fojo de Vilarinho da Furna em direcção ao Curral da Chã do Muro onde voltamos a encontrar a Grande Rota da Serra Amarela que nos vai levar pela face Sul do Muro até à Chã da Fonte. A passagem para a Chã da Fonte faz-se pelo Couto do Muro e sobre a Encosta dos Colados de Araújo, chegando depois ao Colado de Araújo. É aqui onde se encontra a nascente do Rio de Furnas. Na Chã da Fonte podemos decidir seguir o traçado da GR34 em direcção ao Curral de Ramisquedo ou «seguir» à direita em direcção aos Lameiros do Estrelo passando a pouca distância do Curral do Altinho. Decidi seguir pela segunda opção...

O velho carreiro assinalado pelas centenárias mariolas que foram resistindo à passagem dos anos, leva-nos a passar junto que dois abrigos já alagados até chegar às Coriscadas. Daqui, é necessário descer com cuidado para a Nascente dos Penedos do Carvalhal Branco que nos permite facilmente chegar à Chã de Toutas e de novo seguir então o traçado da GR34 para o Fundo do Peito da Rocha e depois seguir para o silêncio de Vilarinho da Furna.

Daqui o percurso é fácil seguindo o estradão de Vilarinho para à barragem e estaremos no ponto onde iniciamos a subida para Gemesura.

Ficam algumas fotografias do dia...



Abrigo pastoril do Curral da Chã do Muro




Chã do Muro e Fojo de Vilarinho da Furna













Fojo de Vilarinho da Furna visto desde Coriscadas (?)



Nascente dos Penedos do Carvalhal Branco














Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: